? Vereador busca solução para conter a crise na avicultura regional

DSC00002O frango sumiu, ficaram os aquecedores, os recipientes para ração e as dívidas. Em uma granja onde eram criadas 20 mil aves por mês, restam ao produtor Adilson Toti somente os prejuízos. Na mesma situação estão Donaldo Draguer e Lino Spredmann. Nas propriedades dos três avicultores, os barracões utilizados para a criação de frangos estão vazios e as dívidas não param de crescer.

Eles foram visitados pela equipe de pesquisadores, formada por assessores do vereador Eugênio Juraszek e técnicos da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan), que, desde ontem, 17, realiza um levantamento para avaliar os impactos provocados pelo fechamento da Mafrig/Seara, no Rio da Luz. A intenção é encontrar soluções e buscar formas de incentivos para que outras empresas venham se instalar na região. O vice-prefeito Jaime Negherbon acompanhou as visitas.

Com base no levantamento, o vereador espera reverter à crise atual do setor da avicultura. Para tanto, solicita apoio dos deputados, empresários e do Governo do Estado. O parlamentar acrescenta que a cadeia da avicultura regional é responsável por mais de dois mil empregos diretos e indiretos, sendo 790 somente na fábrica.

Eugênio destaca, ainda, que os produtores necessitam de várias medidas como prorrogação ou suspensão do pagamento dos financiamentos, por pelo menos dois anos e uma oferta emergencial de uma linha de financiamento para investimentos na manutenção das propriedades.  “Acredito que logo tenhamos uma solução. Nosso foco no momento é ajudar os avicultores em dificuldade”, explica o parlamentar.

O processo de coleta de dados nas propriedades continua durante todo o mês de abril. No questionário, os produtores repassam informações sobre a propriedade e pessoais, tais como recursos humanos, fontes de custeio e grau de endividamento. “É importante que todos os avicultores repassem as informações, pois elas serão utilizadas para montar uma espécie de dossiê sobre a real situação da avicultura regional”, explica o parlamentar.