Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTAS DA CÂMARA – Combate ao Maruim, produção de queijo e asfalto no Três Rios do Sul

COMPARTILHE

Estes foram alguns dos assuntos abordados na sessão ordinária desta terça-feira (06) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

 

CONSERTO DA PONTE JARARACA

Eugênio Juraszek agradeceu à Secretaria de Obras pela manutenção realizada na Ponte da Jararaca no Garibaldi. O vereador comenta que a ponte foi danificada por conta das chuvas do início do ano e que muitas pessoas utilizam o local para ir a Corupá e outras comunidades da região.

 

CONBATE AO MARUIN

Juraszek também afirmou que, em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e a Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), está programando uma reunião para apresentar uma proposta de combate ao Maruim, mosquito que tem trazido muitos transtornos aos agricultores e moradores da área rural. A intenção é transformar a estrutura da antiga fábrica de leite no Garibaldi em laboratório de pesquisa. O estudo já está em andamento e é comandado pelo professor e pesquisador Luiz Américo, mas utilizando estrutura na cidade de Joinville. Além de Américo, o prefeito Antídio Lunelli, o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul, Daniel Peach, o diretor de Agricultura, Alessandro Rosa, o deputado estadual, Patrício Destro, e a secretária executiva da Amvali, Juliana Demarchi, estarão presentes na reunião. A intenção é que depois deste encontro, uma comissão de trabalho seja feita para continuar com a pesquisa nessa nova sede. Juraszek acredita que com a nova estrutura localizada em Jaraguá do Sul, o estudo pode ser mais produtivo e apresentar maiores resultados.

 

DRENAGEM NA PEDRO CHIODINI

Marcelindo Gruner ressaltou o trabalho da Prefeitura nas obras que iniciaram ontem na Rua Pedro Chiodini no bairro Rio Molha. Os trabalhos são para a instalação de drenagem pluvial nos 400 metros da via que irá permitir sua pavimentação. Gruner lembrou da dificuldade que é manter uma casa limpa em regiões onde não tem asfalto, por conta da poeira e salientou que isso já mostra a importância desta obra.

 

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS NO INTERIOR

Gruner também comentou sua indicação de número 16/2018 que solicita ao poder público a criação de um programa de castração de animais domésticos na área rural. Segundo ele, o interior do município é um local de abandono de cães e gatos. “Os bichos são abandonados lá e acabam se multiplicando. Os colonos ficam reféns, pois não podem se livrar dos animais”, argumenta.

Pedro Garcia recordou que uma minuta para a criação de um Fundo Municipal que tratasse do assunto foi elaborada por uma comissão que debateu o caso. Ele pediu para que o esforço também seja feito neste sentido, já que as castrações precisam da liberação de verba para serem realizadas.

 

PRODUÇÃO DE QUEIJO

Gruner ainda usou a Palavra Livre para destacar a sua indicação de n° 44/2018 que pede que o Executivo elabore uma proposta para regulamentar a produção de queijo de leite cru no município. Conforme seu relato, o governo do estado aprovou a lei n° 17.486/2018 na qual já regulamenta essa produção. Para ele, isso dará mais segurança jurídica aos produtores jaraguaenses e incentivará a produção desses queijos na cidade, principalmente o strudel. Gruner espera que a regulamentação acabe com os embates dos agricultores com as questões sanitárias legais.

 

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Na última sexta-feira (02), o vereador Pedro Garcia esteve nas ruas Waldemar Rau no bairro Rau e Augusto Demarchi e Prefeito José Bauer no bairro Três Rios do Sul fiscalizando as obras de asfaltamento e trouxe à sessão da Câmara algumas fotos realizadas durante a abordagem. O intuito é mostrar que tudo ocorre conforme o firmado em contrato entre o Executivo e a empresa de pavimentação. Segundo ele, a altura mínima da base do asfalto, feita de seixo, que consta no documento é de 20 centímetros, porém a base que efetivamente está sendo implantada é de mais de 50 centímetros, 30 centímetros a mais do que o mínimo previsto no contrato. O parlamentar ainda assegura que, em locais mais delicados das vias, essa mesma base chega a 2 metros de altura. Porém Garcia adverte que continuará fiscalizando as próximas etapas da obra para que tudo ocorra como o planejado.

 

MAIS ATENÇÃO À VILA LENZI

A pedido de um morador, Jaime Negherbon pediu à Administração Municipal para que seja dada mais atenção à Vila Lenzi. Segundo ele, algumas ruas do bairro estão em péssimas condições e apresenta perigo às pessoas que transitam pela localidade. Ele afirma também que muitos acidentes vêm ocorrendo no bairro, principalmente entre as ruas Irmão Leandro e Antônio Carlos Pereira. Negherbon sugeriu que algumas mudanças no trânsito sejam feitas para evitar esses acidentes como, por exemplo, uma rotatória neste local.

 

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Negherbon também cobrou uma resposta ao seu pedido de informação sobre o estacionamento rotativo. No pedido, o parlamentar solicita que seja informado o número de fiscais que a empresa responsável pelo sistema dispõe à população e quais são os faturamentos da empresa e da Prefeitura. Negherbon afirma que já faz mais de 60 dias que o pedido foi feito, mas que ainda não recebeu nenhuma resposta. O vereador quer dar mais transparência à forma como é administrado o estacionamento rotativo a fim de debater melhorias no sistema. Assim ele espera que soluções sejam encontradas para alguns problemas do estacionamento e que a população não seja mais prejudicada com a aplicação de multas e pontos na habilitação.

 

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=edRIjqKeGnM