Alunos de duas escolas participam de Sessão na Câmara de Vereadores

Alunos de duas unidades escolares (Instituto Educacional Jangada e Escola Euclides da Cunha) participaram da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 22, integrando a programação do Câmara.Com Você. A equipe do programa visitou as escolas nos meses de maio e junho e agora foi a vez dos alunos conhecerem de perto dos trabalhos do Legislativo.

Além de participar da sessão, os estudantes entregaram ao presidente da Câmara, Pedro Garcia, reivindicações de melhorias para a cidade.

O Instituto Educacional Jangada desenvolveu um projeto de pesquisa que abrangeu temas de interesse público-social.  Através de um questionário, respondido por 281 cidadãos de vários bairros da cidade, com idades entre 15 e 70 anos, coletaram dados que, após compilados, originaram as sugestões apresentadas aos parlamentares. Cinco temas foram sugeridos pela turma do 2° ano do Ensino Médio, dentre os quais: Segurança no Trânsito, Cultura, Transporte público, Áreas verdes urbanas e Esporte.

Pelos dados, 36,1% dos entrevistados apontarem a necessidade de mais investimentos em segurança no Trânsito. Por isso, os estudantes sugerem maior distribuição de verbas para a melhoria na sinalização, manutenção e evolução da qualidade do trânsito jaraguaense.

Transporte Público foi ressaltado por 22,3% dos entrevistados que também pedem melhorias como, veículos modernos para promover maior segurança aos usuários; ampliação das linhas e incentivo à circulação de transporte coletivo nas vias urbanas, entre outras reivindicações elencadas.

Já os alunos da Escola Euclides da Cunha apresentaram sugestões como, a construção de uma escola municipal; contratação de mais médicos e futuramente a construção de um Pronto Atendimento no bairro; revisão do valor das passagens do transporte público municipal e melhorias nas rotas e horários dos ônibus, entre outras solicitações.

As reivindicações entregues, são endereçadas ao Executivo, mas também podem virar indicação dos parlamentares. “Ao ouvir as sugestões dos alunos temos a certeza de que elas representam as verdadeiras necessidades das comunidades,” ressalta o coordenador do programa Câmara.com você, Joel Luís Corrêa. “Um exemplo desta verdade, é a Lei 6.457/2012, que proíbe o uso de aparelhos sonoros no transporte coletivo. Esta ideia saiu de uma palestra do Programa”, lembra Joel.

Para o presidente do Legislativo, vereador Pedro Garcia, a participação dos estudantes durante as sessões, é de fundamental importância e serve para aproximar os alunos dos trabalhos da Câmara. Ele reforça ainda que todas as sugestões serão encaminhadas para os gabinetes dos vereadores e também para o Executivo. “Um trabalho de cidadania muito importante, começando pelos adolescentes, pelos estudantes e a gente vê a empolgação deles quanto participam da sessão”, afirma Garcia.