Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alunos de duas escolas participam de Sessão na Câmara de Vereadores

COMPARTILHE

Alunos de duas unidades escolares (Instituto Educacional Jangada e Escola Euclides da Cunha) participaram da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 22, integrando a programação do Câmara.Com Você. A equipe do programa visitou as escolas nos meses de maio e junho e agora foi a vez dos alunos conhecerem de perto dos trabalhos do Legislativo.

Além de participar da sessão, os estudantes entregaram ao presidente da Câmara, Pedro Garcia, reivindicações de melhorias para a cidade.

O Instituto Educacional Jangada desenvolveu um projeto de pesquisa que abrangeu temas de interesse público-social.  Através de um questionário, respondido por 281 cidadãos de vários bairros da cidade, com idades entre 15 e 70 anos, coletaram dados que, após compilados, originaram as sugestões apresentadas aos parlamentares. Cinco temas foram sugeridos pela turma do 2° ano do Ensino Médio, dentre os quais: Segurança no Trânsito, Cultura, Transporte público, Áreas verdes urbanas e Esporte.

Pelos dados, 36,1% dos entrevistados apontarem a necessidade de mais investimentos em segurança no Trânsito. Por isso, os estudantes sugerem maior distribuição de verbas para a melhoria na sinalização, manutenção e evolução da qualidade do trânsito jaraguaense.

Transporte Público foi ressaltado por 22,3% dos entrevistados que também pedem melhorias como, veículos modernos para promover maior segurança aos usuários; ampliação das linhas e incentivo à circulação de transporte coletivo nas vias urbanas, entre outras reivindicações elencadas.

Já os alunos da Escola Euclides da Cunha apresentaram sugestões como, a construção de uma escola municipal; contratação de mais médicos e futuramente a construção de um Pronto Atendimento no bairro; revisão do valor das passagens do transporte público municipal e melhorias nas rotas e horários dos ônibus, entre outras solicitações.

As reivindicações entregues, são endereçadas ao Executivo, mas também podem virar indicação dos parlamentares. “Ao ouvir as sugestões dos alunos temos a certeza de que elas representam as verdadeiras necessidades das comunidades,” ressalta o coordenador do programa Câmara.com você, Joel Luís Corrêa. “Um exemplo desta verdade, é a Lei 6.457/2012, que proíbe o uso de aparelhos sonoros no transporte coletivo. Esta ideia saiu de uma palestra do Programa”, lembra Joel.

Para o presidente do Legislativo, vereador Pedro Garcia, a participação dos estudantes durante as sessões, é de fundamental importância e serve para aproximar os alunos dos trabalhos da Câmara. Ele reforça ainda que todas as sugestões serão encaminhadas para os gabinetes dos vereadores e também para o Executivo. “Um trabalho de cidadania muito importante, começando pelos adolescentes, pelos estudantes e a gente vê a empolgação deles quanto participam da sessão”, afirma Garcia.