Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alunos do Câmara.Com Você participam de Sessão

COMPARTILHE

Os alunos de quatro escolas particulares de Jaraguá do Sul, integrantes do Programa Câmara.Com Você, edição 2018, participaram da sessão ordinária desta terça-feira (26). Todas as unidades já receberam a palestra do programa. Participaram os alunos do Instituto Federal de SC (IFSC), Colégio Evangélico Jaraguá, Senai e Colégio Marista São Luís.

Para boa parte dos estudantes, este foi o primeiro contato com a Câmara de Vereadores e além de acompanhar a sessão, eles também tiveram a oportunidade de entregar aos parlamentares, reivindicações elencadas em seus bairros. “É uma forma de aproximar o Poder Legislativo da comunidade”, ressalta o coordenador do Câmara.Com Você, Joel Luís Corrêa.

Durante a sessão, os parlamentares fizeram questão de responder aos alunos sobre algumas das reivindicações entregues.

 

 

As reivindicações

COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS

  • Nas imediações de escolas, igrejas e hospitais são necessárias campanhas para a diminuição da poluição sonora. Em determinadas áreas da cidade que se localizam nas imediações do Centro, gostaríamos de sugerir a redução do volume ou poluição sonora proveniente do transporte ferroviário que atravessa a cidade. Juntamente com isto, a divulgação ampla da tabela de horários da passagem de trens;
  • Em termos de infraestrutura, mostra-se necessária a manutenção e revitalização de ruas esburacadas ou danificadas por diversas causas, inclusive pela instalação de outros equipamentos e dos consertos de vazamentos, bem como o asfaltamento de ruas que ainda se encontram construídas com paralelepípedos;
  • Entendemos que é necessária, também, a rearborização da cidade, bem como a revitalização, a manutenção ou criação de novos espaços públicos de lazer para os jovens e as famílias da comunidade;
  • Sugerimos que haja mais divulgação de atividades culturais que acontecem na cidade.

 

INSTITUTO FEDERAL DE SC –  IFSC

Recentemente Jaraguá do Sul foi apontada como a cidade mais pacífica do país, devido a sua baixa taxa de homicídios, porém, destaca-se que há outros tipos de violência que não podem ser esquecidos, como a violência contra crianças e adolescentes, violência sexual e violência no trânsito, exigindo a atenção dos órgãos públicos. As baixas taxas de homicídios, das quais nos orgulhamos, nos parecem estar diretamente relacionadas com a qualidade da educação pública e dos programas municipais de incentivo ao esporte, cultura e pesquisa científica.

Por conseguinte, os investimentos nessas áreas tornam-se imprescindíveis e devem ser garantidos no orçamento municipal. Ainda, a valorização dos servidores públicos – que têm lutado constantemente por seus direitos – e a garantia de uma educação cidadã são fundamentais para assegurar os tão aclamados índices de desenvolvimento.

Em relação à saúde pública, é de extrema importância que os vereadores se posicionem, buscando melhorias em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Do ponto de vista dos usuários percebe-se que o acesso é limitado, não atendendo as necessidades da população. Além disso, é necessário reforçar e ampliar os programas de prevenção, conforme aponta a pesquisa científica1 desenvolvida no IFSC sobre o acesso a saúde pública no município.

Quanto a mobilidade urbana, observa-se uma série de problemas que precisam de maior atenção, como o transporte público coletivo, pois percebe-se uma disparidade em relação ao preço e a qualidade do serviço ofertado, que apresenta horários insuficientes e frota precária.

 

 

COLÉGIO EVANGÉLICO JARAGUÁ

  1. Criar ciclofaixa na rua Procópio Gomes, entre as ruas Domingos da Nova e a Rodolfo Huffenuessler.
  2. Melhorar a iluminação pública, mesmo em ruas centrais, fazendo manutenção e revisões mais frequentes.
  3. Mais quadras poliesportivas públicas. Uma sugestão seria na área da Arena.
  4. Mais horários intermunicipais. Passagem intermunicipal integrada. E Horário de ônibus por ponto, o que pode ser conseguido com um aplicativo que informa o usuário a chegada do próximo ônibus ao ponto usando tecnologia de GPS. 
  5. Retomar o programa de coleta seletiva (Programa Saco Verde), separando lixo orgânico e reciclável, incentivando e orientando a população. A orientação e divulgação poderá ser realizada nas escolas e empresas para que ocorra a conscientização das pessoas.
  6. É necessário melhorar a Iluminação e estabelecer monitoramento das ciclovias.
  7. Horários dos museus e biblioteca são muito restritos. Sugerimos ampliá-los, ao menos para o período noturno. Além disso, os computadores da biblioteca precisam ser bons.

 

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL –  SENAI JARAGUÁ DO SUL

Iniciaremos solicitando que o semáforo em frente ao Senai, no cruzamento da Rua Walter Marquardt com a Rua Isidoro Pedri, fique aberto por um tempo maior, pois este, demora para abrir e fecha muito rapidamente para a passagem de pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos, tornando a travessia ainda mais perigosa. Ainda com relação aos semáforos, é necessário que haja a implantação de um, em frente à empresa Malwee, Rua Bertha Weege, Bairro Barra do Rio Cerro. Motivo: trânsito descoordenado, dificuldade para circulação e travessia dos pedestres, ciclistas e automóveis.

Além disso, é imprescindível a instalação de um semáforo no cruzamento da ponte que liga o Bairro Amizade ao Bairro Rau, Rua Roberto Ziemann, pois também está ocasionando acidentes com certa frequência.

É necessária, também, a instalação de faixas de pedestres elevadas nas ruas Guilherme Cristiano Wackerhagen e 25 de Julho, no Bairro Vila Nova, pois acontecem acidentes frequentes, ressaltando que na Rua 25 de Julho está situado o Centro de Educação Infantil Nina Baby, o que oferece riscos à segurança dos transeuntes.

Com relação às pessoas com deficiência motora, principalmente aos cadeirantes, bem como as mães que levam as crianças com carrinhos de bebê, na Rua Walter Marquardt, esquina com Rua Adolf Puttjer, Bairro Vila Nova (esquina da prefeitura), seria pertinente a construção de uma rampa de acesso à rua, como prevê o Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente e o Estatuto das Pessoas com Deficiência.

Em se tratando dos ciclistas e também dos cadeirantes é bom salientar que existe um buraco na calçada, à Rua Ottilia Prim Schmitt, Barra do Rio Molha, próximo a ponte, atrapalhando o percurso em segurança.