APAE apresenta trabalhos e convida para Congresso

O presidente da APAE, Joãozinho Júlio Depiné, relatou na sessão desta terça-feira (11) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul os trabalhos e ações da entidade em Jaraguá do Sul. A convite do vereador Anderson Kassner, Depiné apresentou os números da APAE na cidade. Conforme seus dados, o espaço do prédio onde está instalada é de 5 mil m2, atendendo a 335 alunos, com 52 professores cedidos pelo estado ou pelo município e 33 funcionários contratados.

A autodefensora Sandra Bier também participou da apresentação. A autodefensoria é um programa instituído pelas apaes com o objetivo de dar voz aos alunos e permitir que eles tenham a chance de defender seus interesses em eventos como este. Sandra salientou que através da APAE as pessoas com deficiência intelectual ou múltipla são preparadas para tomar decisões em sua própria vida, potencializando, através da autonomia, a garantia dos direitos à cidadania plena. “As pessoas precisam aprender a superar as barreiras que impedem de viver uma vida mais digna e feliz”, disse Sandra ressaltando os princípios da autodefensoria: eliminação dos rótulos, identidade pessoal, autonomia, defesa dos seus próprios direitos e inclusão social.

Joãozinho Depiné ainda relatou as dificuldades enfrentadas pela instituição. O poder público, segundo ele, devido à crise financeira, diminuiu os repasses para as apaes e os empresários também estão contendo os gastos. “Por isso hoje temos um déficit de R$ 131 mil”, revelou.

Por fim, o presidente convidou os vereadores e a comunidade jaraguaenses para o XVI Congresso Estadual das APAES que acontece de 04 a 06 de outubro. O tema do evento será “Desafiando Paradigmas” e contará com apresentações artísticas, palestras e trabalhos científicos. Segundo Depiné, mais de 2 mil congressistas são esperados.

A apresentação está disponível no canal da Câmara de Vereadores no Youtube.