Parque da Inovação passa por primeira votação

Os vereadores aprovaram nesta terça (20), por unanimidade, em primeira discussão e votação, o PL nº 38/2018, de autoria do Executivo e que pretende criar o Parque Municipal Ambiental “Parque da Inovação”, no Município de Jaraguá do Sul.

Segundo justificativa do Executivo, tendo em vista que atualmente a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta, todas as ações que têm por finalidade preservar, recuperar e restaurar são prioridades nas políticas de conservação de biodiversidade.

O Parque que está localizado no bairro Três Rios do Sul, e possuirá, aproximadamente, 160.000,00m2 de área preservada, num total de 212.455, além de cerca de 44.000, destinados a atividades diversas.

A Administração Municipal ressalta ainda, a vocação turística do Município e que o Parque da Inovação permitirá a visitação pública, considerando a necessidade do constante incremento de áreas de lazer para os munícipes e o déficit de parques públicos no Município.

“Considerando que a área destinada ao Parque da Inovação, é de propriedade do Município de Jaraguá do Sul e não serão necessários recursos para indenizações de propriedades e/ou benfeitorias decorrentes do processo de criação e implantação”, diz o texto.

Segundo o Executivo, o projeto arquitetônico do Parque prevê, estacionamento, guarita, bicicletários, lanchonetes, banheiros, lagos, pistas de caminhada e de bicicletas, quadra poliesportiva e de futebol de areia, áreas de recreação, academias ao ar livre, churrasqueira, concha acústica, além de bosques, trilhas, mirante, viveiro para mudas e plantas adultas e espaço para educação ambiental. A intervenção tem como meta o menor impacto ambiental.

“Ressalte-se que a criação de um parque urbano no Município tem por objetivo oferecer espaços verdes à população, propiciando recreação, lazer, cultura e atividades esportivas, além da preservação ambiental da área”, justifica ainda a Administração.