Assistência Social apresenta ações da pasta na Câmara

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (06) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A equipe de Assistência Social, que também contou com a gerente de Cadastro Único, Viviane Domingos, e a diretora administrativa Euci Cristofolini, apresentou os trabalhos da pasta e mostrou um panorama da assistência social no Brasil e seus avanços.

Viviane Domingos evidenciou os marcos legislativos durante os anos de implementação das políticas sociais no país. A gerente salientou que a visão sobre esta área mudou muito desde a nova Constituição Federal de 1988. “Hoje a assistência social não é mais vista como caridade. Ela está posta como um direito. Temos muita legislação distinguindo quem faz o que entre município, estado e União, o que deve ser feito, entre outras determinações”, explicou.

No município, além de mostrar os números da Secretaria, Domingos ressaltou que a proporcionalidade dos funcionários efetivos é grande e que isso permite uma continuidade maior nos trabalhos realizados pela pasta.

Durante a explanação, os vereadores fizeram várias intervenções. Ronaldo Magal e Eugênio Juraszek indagaram as servidoras sobre as pessoas desamparadas e sem abrigo, inclusive população indígena e crianças. Segundo seus depoimentos, ainda há gente que perambula pelas ruas da cidade em condições precárias. Euci Cristofolini afirmou que há pessoas que não querem o amparo do Poder Público e que essa vontade deve ser respeitada. “Mas a Assistência Social tem agentes de rua que recolhem esses indivíduos e levam para a Casa de Passagem. Esses profissionais são orientados a manter um contato com os desabrigados para que com o tempo essas pessoas tenham mais confiança e aceitem a ajuda do Poder Público”, explicou. A diretora ainda lembrou que sobre a situação dos indígenas não é possível fazer nada, já que o responsável por eles é a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A equipe ainda respondeu questões sobre o orçamento da pasta para o ano de 2017, qualidade do atendimento para os próximos anos e sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que será tema da 9° Conferência Municipal de Assistência Social, nos dias 12 e 13 de julho. A apresentação completa pode ser conferida no nosso canal no Youtube.