Audiência Pública debate situação dos Correios

Audiência Correios 026Atendendo solicitação do vereador Arlindo Rincos, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou na noite de quarta-feira, 04, uma Audiência Pública para discutir a qualidade do serviço e do atendimento dos Correios no município. Temas como atrasos em entregas e a demora no atendimento nas agências foram debatidos pelos demais vereadores,representantes dos Correios e pela população.

O representante da Central dos Correios de Florianópolis, Genésio Agenísio da Silva, iniciou sua fala apresentando números da estrutura instalada em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o município conta com três agências: uma própria, localizada no centro, contando com 6 empregados, uma comunitária no bairro Santa Luzia, com 1 funcionário e uma agência terceirizada com 17 colaboradores no bairro Vila Rau. Genésio frisa que os Correios da cidade operam com cerca de 60 carteiros, 3 supervisores e 1 gerente que realizam a separação e entrega de quase 1 milhão de objetos por mês. “A frota disponível para a distribuição de correspondências é formada por 20 bicicletas, 39 motos e 10 veículos”, contabiliza.

Genésio afirma que um dos principais problemas enfrentados pelos carteiros para a realização das entregas é o endereçamento incorreto. Os imóveis devem apresentar numeração de forma ordenada, individualizada e única. “Parece simples, mas não é. A população ainda não possui a cultura do endereçamento correto”, comentou. Como dificuldades peculiares em Jaraguá do Sul, o representante citou a numeração irregular nos bairros afastados, a quantidade de cachorros soltos e, principalmente, a falta de um contrato que vise a manutenção da frota disponível para entregas. “Atualmente trabalhamos com o rodízio de veículos entre os carteiros”, revela.

O presidente do Sindicato dos funcionários dos Correios e Telégrafos de Jaraguá do Sul, Claitom Moacir dos Santos, leu no plenário uma carta assinada pelos colaboradores reivindicando a atenção do poder público para algumas dificuldades enfrentadas como a falta de um concurso público para a contratação de pessoal efetivo, transferência do gestor da unidade, conserto dos aparelhos de ar-condicionado na central, entregas pela manhã e implantação imediata do SD que, segundo Claitom, encontra-se atrasado.

O vereador José Osório de Ávila atentou para a questão salarial dos funcionários dos Correios, a quem se referiu como heróis, que atualmente recebem remuneração inicial de cerca de R$ 1.100. “Este não é um salário digno para comprar uma casa ou um carro, é um salário de sobrevivência”, lamenta.

A audiência pública contou ainda com a participação popular que colaborou com questionamentos, críticas e sugestões que foram esclarecidas pelos representantes dos Correios.

O vereador Arlindo Rincos finalizou sugerindo que se dê encaminhamento para as demandas dos Correios do município. “Devemos encaminhar estas solicitações à prefeitura, aos deputados estaduais e estudar uma moção direcionada aos nossos deputados federais para que possam levar esta discussão para Brasília”, concluiu.