Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova em 1ª votação projeto que revoga Lei

COMPARTILHE

Câmara aprova em 1ª votação projeto que revoga Lei que proíbe luz e água em loteamentos irregularesIMG_4784

Os vereadores aprovaram em 1ª votação, durante a sessão de ontem, 16, o projeto de Lei nº 131/2014, de autoria do vereador Jocimar de Lima, que tem por finalidade revogar a Lei nº 6.816/2014, que regulamenta as ligações de energia elétrica e de água e esgoto no Município. A proposta recebeu oito votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. A matéria passa por segunda votação antes de seguir para o crivo do Executivo. 

Ao defender a proposta de sua autoria, Jocimar de Lima lembrou que Jaraguá do Sul é o único município catarinense com este tipo de proibição. “Água e luz são duas necessidades básicas que não devem ser proibidas”, disse. 

João Fiamoncini destacou os “esforços em vão” dos parlamentares na confecção de um projeto de Lei desde o início da legislatura, a partir de situações práticas decorrentes do dia a dia, para garantir a ligação de água e luz em loteamentos irregulares já existentes, proibindo somente em áreas consideradas de risco e os loteamentos clandestinos que surgirem após a vigência da lei que foi vetado no Executivo. 

José de Avila e Amarildo Sarti justificaram voto favorável como forma de protesto pelo não envio de um novo projeto de Lei que versa sobre o tema. Mauro de Paula ratificou a importância do regramento, mas salientou que água e luz são essenciais para todos. 

Ademar Winter apresentou 11 protocolos de famílias que solicitaram a ligação de água e até agora não foram atendidas. “Isso é uma vergonha para Jaraguá do Sul. Um pedido do povo que não é atendido”, disse.

Pedro Garcia, líder de Governo, argumentou sobre a inconstitucionalidade da matéria para justificar o voto contrário. Jeferson de Oliveira informou que sua abstenção foi motivada pelo parecer contrário exaurido pelo Departamento Jurídico da Câmara de Vereadores em que afirma que Legislativo não tem o poder de revogar atos administrativos.

Os parlamentares unificaram o discurso ao solicitar ao Executivo o envio do novo projeto de Lei já que entendem que a nova legislação prejudicou famílias que adquiram seus terrenos em loteamentos irregulares. Muitos destes loteamentos, inclusive, passam por processo de regularização e seus moradores pagam os impostos devidos.