Câmara aprova, em primeira votação, criação do “Setembro Branco da Inclusão”

A Câmara de Vereadores aprovou em primeira discussão e votação nesta terça-feira (04), por unanimidade, o PL nº 234/2018, do Executivo que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do município, o SETEMBRO BRANCO DA INCLUSÃO, época que será de conscientização da inclusão social da pessoa com deficiência, a ser realizado, anualmente, em setembro.

O Executivo reforça na mensagem do Projeto de Lei que o objetivo principal é promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, assim como fazer com que o Poder Público Municipal desperte a conscientização ao disseminar o conhecimento sobre todos os tipos de deficiência. “Consiste, também, em dar voz a essas pessoas, e tornar o mês de setembro uma referência na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, dando visibilidade à causa”, diz parte do texto.

Ainda segundo a prefeitura, a escolha do mês de setembro se deve ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, e instituído pela Lei Federal Nº 11.133/2005. Outras cidades no país também já desenvolvem ações alusivas ao setembro branco, como Blumenau por exemplo.