Câmara aprova Projeto de Lei que autoriza empréstimo

Sessão Ordinária 023A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul desta quinta-feira (16/04) foi marcada pela deliberação do Projeto de Lei de Nº 40/2015 que autoriza o Poder Executivo municipal a aderir ao programa Badesc Cidades e tomar empréstimo junto à agência de fomento do Estado de Santa Catarina S.A. O valor de R$ 15 milhões seria destinado para o recapeamento de vias e construção de pontes.

O líder de governo na Câmara, Pedro Garcia, utilizou a bancada para reafirmar o caráter dos investimentos. “Esse dinheiro será aplicado em obras de infraestrutura, pavimentação de vias e para a finalização de uma ponte”, garante. As vias que receberão melhorias serão a Rua Augusto Demarchi, no bairro Três Rios do Sul, Rua Waldemar Rau e Rua Prefeito José Bauer, ambas no bairro Rau. Parte da verba também será utilizada para a construção do acesso à ponte do Rau que tem previsão de entrega marcada para setembro. O vereador informou ainda que obras como o viaduto entre os bairros João Pessoa e Centenário e o recapeamento da ponte do Rio Cerro também serão beneficiadas com o valor.

O prazo para a liberação do empréstimo preocupa os vereadores Amarildo Sarti e Jocimar de Lima. Sarti acredita que o dinheiro deve chegar somente em novembro, contrariando as previsões de Pedro Garcia de que a verba chegará ainda no primeiro semestre desse ano. Jocimar de Lima questionou a decisão da administração de contrair o empréstimo somente agora. A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, explicou que o Poder Executivo precisou primeiro quitar uma dívida deixada pela administração passada de 30 milhões.

Jair Pedri voltou a pontuar a falta de confiança da população na classe política por conta de promessas feitas há muito tempo. “Esta ponte do Rau, por exemplo, já deveria ter sido acabada em gestões anteriores”, declara. Ele acredita que a administração do dinheiro público deva ser feita com os “pés no chão”. Jeferson de Oliveira concordou com as afirmações de Pedri e salientou que não se pode prometer prazos para finalização de obras. Ele também defendeu seu pedido de vistas do projeto na última sessão. “Eu precisava saber realmente o que estava votando”, justifica. O Projeto de Lei de Nº 40/2015 foi aprovado em placar de 10 x 0.