Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara autoriza instituição da classificação de atividades econômicas de baixo risco

COMPARTILHE

Os vereadores aprovaram na sessão extraordinária desta quinta-feira (19), em segunda discussão e votação, por unanimidade de votos, o PLC nº 34/2019, que autoriza a instituição da classificação de atividades econômicas de baixo risco em conformidade a Lei Federal Nº 13.874/2019.

Segundo a administração municipal, a proposição motiva-se no interesse público em instituir a declaração municipal de direitos de liberdade econômica e estabelecer normas e procedimentos para atos públicos de liberação de atividade econômica.

O Governo Federal sancionou a Lei que “Instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica”. Nesse sentido, a proposição objetiva incorporar, à legislação municipal, as diretrizes introduzidas, de maneira a permitir a criação de um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios na cidade, possibilitando a geração de empregos e a ampliação da renda disponível em nossa comunidade.

A proposta, em seu artigo 1º, autoriza o Executivo Municipal a regulamentar a classificação de atividades econômicas de baixo risco. Para tanto, consideram-se: a) atividades econômicas de baixo risco, aquelas que não necessitam de quaisquer atos públicos de liberação da atividade econômica; b) atos públicos de liberação a licença, a autorização, a concessão, a inscrição, a permissão, o alvará, o cadastro, o credenciamento, o registro e os demais atos exigidos, sob qualquer denominação, por órgão ou entidade da Administração Pública Municipal na aplicação de legislação, como condição para o exercício de atividade econômica, inclusive o início, a continuação e o fim para a instalação, a construção, a operação, a produção, o funcionamento, o uso, o exercício ou a realização, no âmbito público ou privado, de atividade, serviço, estabelecimento, profissão, instalação, operação, produto, equipamento, veículo, edificação e outros.