Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara celebra Dia do Pedagogo

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul comemorou na noite de quinta-feira, 21, o Dia Nacional do Pedagogo. O profissional da pedagogia atua como professor na Educação Infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio. O pedagogo é preparado para atuar com ética e compromisso na construção de uma sociedade justa e igualitária, por este motivo o Poder Legislativo municipal homenageia os profissionais da área, destacando a importância deles para a educação na cidade.

A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, proponente da sessão solene, agradeceu a presença dos homenageados e enalteceu a participação do pedagogo na educação brasileira. Segundo ela, o pedagogo é, muitas vezes, confundido com a figura do professor. “O pedagogo é um profissional que atua em vários campos da educação”, comenta. “Ele é qualificado para atender demandas socioeducativas decorrentes de novas realidades sociais, novas tecnologias e até novos atores sociais que surgiram nos últimos anos”, acredita. Ao se formar, conforme Natália, o pedagogo se compromete a enfrentar os desafios da educação, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Ele passa a atuar por uma educação voltada para a responsabilidade social, ética e política. “O juramento é um resumo da ampla atuação profissional”, afirma. A vereadora agradeceu novamente a contribuição e garantiu apoio nas solicitações dos profissionais da pedagogia. “Acompanharemos a moção de apelo votada nesta noite e lutaremos para que se criem os conselhos estaduais e federais da classe”, certifica.

A vereadora mirim Fernanda Cristine Fagundes falou em nome dos alunos do município. “Ser pedagogo é ser responsável e valente, pois sabemos das dificuldades da profissão”, comenta. Para ela, o pedagogo conhece o caminho e atinge suas metas lidando com a diversidade e tendo a responsabilidade do futuro nas mãos. “Ser pedagogo é ser mais do que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo e na vida”, declara.

Irma Maria Salvador foi a pedagoga escolhida para receber a homenagem da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. Formada pela Faculdade Ciências e Pedagogia de Lages na UNIPLAC em 1976, Irma trabalhou em escolas como Colégio Divina Providência e Colégio Lauro Zimmermann. Também trabalhou na coordenação da pré-escola do Centro Educacional Evangélico em Jaraguá do Sul durante 10 anos. Em junho de 1990, foi convidada para organizar o estágio do curso de pedagogia da Fundação Educacional Regional Jaraguaense, onde permaneceu por 22 anos. Ela recebeu placa e flores das mãos da Presidente Natália Lúcia Petry e do secretário municipal da Educação, Elson Quil Cardozo.

Maria Ivanil Bradonski, homenageada da vereadora Natália, fez uso da palavra em nome de todos os pedagogos. “Confesso que não sei tudo e ainda tenho muito aprender, pois o conhecimento é uma constante na carreira de todo e qualquer profissional”, afirma. Ela destacou ainda a perseverança destes profissionais. “Nossa dedicação é muita e lutamos por uma educação de qualidade”, declara.

O secretário Elson Quil Cardozo comentou o Plano Municipal de Educação que deve chegar em breve para votação na Câmara de Vereadores. Segundo ele, muitos pedagogos participaram da elaboração desta iniciativa que visa fomentar a qualidade dos serviços de educação jaraguaenses. “O professor e o pedagogo ganham muito menos que profissionais do ensino superior e está na hora de invertermos esta realidade”, garante.

O vereador Amarildo Sarti homenageou Ivone Fátima Nicocceli Brock. Em 1989, Ivone iniciou seus trabalhos no Centro Municipal de Educação Infantil Jader Marcolla como servente concursada. Após exercer algumas funções administrativas no centro de educação, a pedagoga conquistou a vaga de diretora, onde permanece até hoje.

Iveti Aparecida de Oliveira Schauffert foi a homenageada do vereador Arlindo Rincos. Em 2002, Iveti mudou-se para Jaraguá do Sul e escolheu a Escola Estadual Valdete Inês Piazera Zindars para trabalhar. Ali vivenciou as experiências do Ensino Integral. Trabalhou na escola até o ano de 2012, quando se aposentou e encerrando suas atividades.

Eugênio Juraszek celebrou o Dia do Pedagogo homenageando Cleusa de Fátima Schweitzer. Ela atuou como ACT em educação especial na Escola de Educação Básica Alvino Tribess e trabalhou com deficientes visuais nas escolas municipais Ricieri Marcatto e Rodolpho Dornbusch. Atualmente, é colaboradora nos centros municipais de Educação Infantil Anelia Enke Karsten e Onélia Müller Ersching.

Rosângela Cardoso Vicente recebeu placa e flores do vereador Jair Luis Pedri. Nascida em Jaraguá do Sul, Rosângela trabalhou em unidades como a Escola Isolada Estrada Garibaldi, hoje Escola Municipal Santo Estêvão, e a Escola Municipal Cristina Marcatto. Em 2014 aposentou-se, após 31 anos de atuação nas escolas públicas municipais, estaduais e na rede particular de ensino do município.

Jeferson de Oliveira escolheu Silvana Sueli Guinter Dalle Court para receber as homenagens ao Dia Nacional do Pedagogo. Silvana iniciou sua carreira profissional em 1994, em escolas estaduais e centros municipais de Educação Infantil. Ela fez ainda uma pós-graduação na área de Pedagogia com especialização em metadisciplinaridade, educação infantil inclusiva e anos iniciais.

O vereador João Fiamoncini entregou placa e flores para a pedagoga Martinês do Carmo Moretti, profissional que atua na rede municipal de ensino como professora desde 1992. Lecionou em escolas como a Dom Pio de Freitas e na Ribeirão Cavalo, além de tertrabalhado por vinte anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vítor Meirelles. Atualmente faz parte do quadro de funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe Nagel.

A pedagoga Iria Tancon exerceu as funções de Pró-Reitora Acadêmica, Vice-Reitora bem como atuou como Coordenadora Geral de Estágios e professora credenciada no Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ. Tem atuado na área de Psicologia da Educação, com ênfase em comportamento humano, na orientação profissional e comportamento juvenil na contemporaneidade. Ela também participa ativamente na vida comunitária como membro de vários conselhos, dentre eles o Conselho Estadual de Educação. Iria Tancon foi homenageada pelo vereador José Ozorio de Ávila.

A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, homenageou Maria Ivanil Soares Bradonski. Licenciada em pedagogia, Maria Ivanil é especialista em séries iniciais e educação infantil. Seus 15 anos de magistério são dedicados a Educação Especial, onde inicia sua docência na APAE de Três Barras, e ingressou na APAE de Jaraguá do Sul no ano de 2001 com contrato temporário e a partir de 2003 como efetiva pelo Concurso Público Estadual através da Fundação Catarinense de Educação Especial.

Pedro Garcia homenageou a pedagoga Iracema Schuster Gruetzmacher. Graduada em Pedagogia e pós–graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville, Iracema iniciou as atividades de docência na Escola Padre Alberto Jacobs e na Escola de Ensino Fundamental Albano Kanzler. Foi docente em outras redes de ensino e exerceu também as funções de Orientadora Educacional e auxiliar de direção.