CÂMARA.COM VOCÊ: Escolas listam demandas no plenário

Sessão Ordinária e Câmara.com 202A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu na noite dessa terça-feira (09/06) as primeiras escolas participantes da edição 2015 do Projeto Câmara.Com Você. Em seu sexto ano de execução, a iniciativa mantém a filosofia de levar informação e fomentar o empoderamento político de jovens do município. A vinda dos estudantes das redes de ensino pública e privadas da cidade até a Câmara representa a segunda etapa do projeto que inicia com visitas às unidades escolares. Cada escola elegeu um de seus alunos para que fizesse a leitura das demandas coletadas em sala de aula.

A presidente da Casa, professora Natália Lúcia Petry, proponente do projeto de lei que instaurou o programa, acredita que a iniciativa está consolidada por conta do entendimento que os educadores têm da importância dessa ação. Ela agradeceu os diretores e professores que cedem aulas para que o projeto possa ser desenvolvido. Natália estendeu os agradecimentos aos alunos que, segundo ela, se apaixonam pelo projeto no decorrer dos trabalhos. “Sabemos da carência que os jovens têm desse tipo de discussão em sala de aula”, comenta. Ela acredita que o eleitor confunde e também é confundido por alguns candidatos quanto às funções de vereadores, prefeitos, deputados, presidentes e outros cargos públicos. “Este projeto tem como uma de suas finalidades, esclarecer as funções dos três poderes instituídos, mas principalmente, fomentar o voto consciente”, garante.

Natália Lúcia Petry lamenta que muitos eleitores ainda não se preocupem em investigar a índole do candidato. “Eles vão para a urna sem saber em quem votar e acabam escolhendo candidatos que não possuem perfil e muito menos comprometimento”, lastima. Ela afirma que o projeto foi desenvolvido para propiciar a reflexão e para que os jovens façam a diferença nesse processo. “Eu acredito que daqui a 10 anos teremos outro tipo de eleitor”, prevê. “Será um eleitor consciente, que se informa, que não deixa para os outros resolverem, que se importa e olha atentamente para a vida de nossa comunidade”, completa.

A aluna Eduarda de Souza Rafaelli, que representou o Instituto Educacional Jangada na tribuna, fez a leitura das prioridades coletadas pela equipe do Projeto Câmara.Com Você durante a visita na escola. Eles pedem a ampliação da rede de ciclovias e incentivo do uso da bicicleta por meio de campanhas municipais, a implantação de mais áreas de lazer e a promoção de um mutirão de castramento de animais.

Adalberto Fernando Patsch falou em nome dos alunos da E.E.B. Elza Granzoto Ferraz. Os estudantes da unidade escolar pediram uma ciclovia ou acostamento na via que liga Jaraguá do Sul ao bairro Santa Luzia, a implantação de áreas de lazer e a revitalização de uma área já existente na localidade. Eles também solicitam que se providencie mais qualidade no transporte coletivo como a inclusão de mais horários para o bairro Santa Luzia e o fim da monopolização da empresa que oferece o serviço.

As demandas da E.E.B. Julius Karsten foram lidas pelo estudante Wesley Alves Giacomozzi, que pediu melhorias nos veículos de transporte público e a gratuidade da passagem para estudantes. Eles também pleiteiam estudos para viabilizar o aumento no número de vagas nos centros de educação infantil e a implantação de área de lazer.

Gabriel Tabim de Lliveira falou em nome dos estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio do Colégio Marista São Luis que pediram uma lei municipal para o aumento da capacidade de infiltração das águas de chuva nas áreas urbanas. “Todos os estacionamentos, pavimentos, pátios, e áreas a céu aberto devem ter uma capacidade de drenagem”, explica. Eles pedem também bosques florestados, valetas e tubulações drenantes para evitar estragos causados por fortes chuvas. Os alunos consideram importante a criação de campanhas para conscientização do descarte correto de lixo na cidade.

A diretora da E.E.B. Julius Karsten, Guiomar Schunke Klein, falou em nome dos educadores. Ela conta que a escola tem recebido o projeto nos últimos cinco anos, oportunizando aos alunos dos terceiros anos do ensino médio, praticas educativas de cidadania. “O projeto contribui com esta filosofia, somando com informações e esclarecimentos”, afirma. “Aqui esses jovens estão vivendo na prática uma aula de cidadania, coisa que talvez não pudessem fazer plenamente em sala de aula”, acredita. Para Guiomar, a vinda dos estudantes até a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul é uma oportunidade única para muitos jovens. “Agradecemos a oportunidade de participar conscientizando os jovens a se envolverem e romperem com a cultura do paternalismo incentivando a democracia além dos muros da escola”, declara.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Leonel Pradi, acredita que os estudantes efetivamente participaram no processo de cidadania e possuem o propósito de mudar o brasil. “A proposta de mudar o país passa por vocês, tenham certeza disso”, afirma. Segundo ele, não podemos nos conformar com situações que nos são colocadas. Para Leonel, apesar da burocracia, que considera a grande infâmia da administração pública, existem muitos bons políticos. “Não existe outra forma de mudarmos esta situação se não com a participação”, garante.

A professora Natália Lúcia Petry destacou que todas as escolas pediram por novas áreas de lazer e melhorias nas que já existem. “Este pleito será atendido em curto prazo uma vez que a Câmara destinou parte de suas sobras para a prefeitura visando esta finalidade”, revela. Segundo Natália, todas as áreas de lazer do município serão revitalizadas e 26 novas serão implantadas. A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul é reconhecida pelo Tribunal de Contas como uma das mais enxutas do Estado e ainda faz sobrar metade de seu orçamento. A verba é devolvida para que a Prefeitura destine os recursos para prioridades como a melhoria das áreas de lazer.