Câmara empossa prefeito, vice e vereadores

A Câmara de Vereadores empossou, na tarde de ontem, 1º, o prefeito Dieter Janssen, o vice-prefeito Jaime Negherbon e os vereadores para a legislatura 2013-2016. A sessão solene ocorreu no grande teatro da Scar, contando com a presença de lideranças políticas, empresariais e a comunidade em geral, que lotaram o espaço com capacidade para aproximadamente mil pessoas.

Compuseram a mesa, além dos eleitos, o delegado regional Uriel Ribeiro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, o deputado estadual Carlos Chiodini e o pároco da Paróquia São Sebastião, Diomar Romaniv.

Vereador eleito com o maior número de votos, Jair Luís Pedri presidiu o ato solene, iniciando com a execução do hino nacional pelo Chitaris, grupo de harpas da Scar. Jaraguá do Sul é o município que concentra o maior número de harpas no Brasil, 17 ao todo, tornando-se um dos principais pólos de estudo do instrumento na América Latina.  O quarteto de cordas Allegro também esteve presente, executando o Hino de Jaraguá do Sul.

O vereador Jefferson Luis Oliveira secretariou os trabalhos, conferindo o recebimento e a legalidade dos documentos solicitados pela Câmara aos 11 titulares. Em seguida, passou-se ao juramento. Os vereadores prometeram cumprir as constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica Municipal, observar as leis e trabalhar pelo progresso do município e o bem-estar da população. Por fim, os empossados assinaram o termo de posse.

O mesmo rito teve sequência para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Dieter Janssen e Jaime Negherbon foram recepcionados pelos vereadores Arlindo Rincos e João Fiamoncini, sendo aplaudidos de pé pelo público. Em seus discursos, os gestores agradeceram aos familiares, amigos, partidos e a população pelo apoio no pleito eleitoral e reiteraram os compromissos firmados durante a campanha.

“Aliado ao trabalho aprendido em casa, a responsabilidade e a disciplina adquiridas na Weg, fiz questão que o respeito e a humildade fossem os valores da base de nossa campanha. Trabalho muito e sou bastante objetivo. Na gestão pública, meus valores continuarão a nortear minhas ações. Isto é compromisso. Não aceitarei qualquer tipo de irregularidade. Quero que a população continue confiando em mim pelos próximos quatro anos. Terei tolerância zero quando o assunto for descuido com o dinheiro público. Isto também é compromisso”, discursou o prefeito.

Citando nominalmente os integrantes do primeiro escalão, Dieter Janssen destacou sua equipe de governo, “bastante técnica e enxuta”, e anunciou um corte de 30% nos cargos comissionados da Prefeitura, gerando, segundo ele, uma economia anual de R$ 5 milhões. “Também faremos uma economia significativa nas compras, com a prática do pregão eletrônico e fazendo a revisão de contratos hoje existentes”, continuou.

Após o encerramento da sessão, o prefeito, vice e convidados se deslocaram até a Prefeitura, onde ocorreu a transmissão das chaves, seguida de um coquetel.

Os vereadores

Ademar Braz Winter