Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara homenageia Cirurgiões Dentistas

COMPARTILHE

IMG_5181Conforme propositura de autoria do vereador João Fiamoncini, a Câmara de Vereadores realizou na noite de ontem, 23, Sessão Solene em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista, celebrado em 25 de outubro de cada ano. Os dentistas José Carlos Tascheck, Ervino Siebel Neto, Nara Bertoldi Watanabe, Guido Fernando Fischer, Miriam Voigt Schwartz, Fernando Tadeu Guenther, Alfredo Guenther e Wellington Menezes Batalha foram homenageados pelos parlamentares.

O vereador João Fiamoncini, autor da proposta, destacou a importância da homenagem como uma forma de reconhecimento a esta importante categoria profissional que tem a responsabilidade sobre a saúde bucal. “Busquei valorizar esses profissionais que cuidam da nossa saúde e do nosso sorriso. Ao mantermos os dentes saudáveis com a ajuda desses profissionais, estamos cuidando também do nosso sistema digestivo. O sorriso é o nosso cartão de visitas e revela que estamos saudáveis”, disse o vereador.

O parlamentar destacou também um pouco a história da odontologia. Os primeiros cursos no Brasil foram criados em 1884 pelo decreto nº 9.311, no Rio de Janeiro e na Bahia. No Município, não há comprovação da existência ou a atividade específica do dentista no distrito de Jaraguá até 1919, mas tem-se notícia que por volta de 1910 a atuação de um dentista, proveniente da Alemanha.

A partir da década de 50 passam a chegar à cidade profissionais formados na área de odontologia em faculdades brasileiras, iniciando uma nova fase no atendimento.  Osny Cubas, Jörn Soelter, Orlando Bernardino da Silva, Guido Fernando Fischer, Guido Gascho, Ivo Kaufmann, Alfredo Güenther, Nelson Schmitz, Marlise Marquardt e Nídia Heineck estão entre os pioneiros da atividade no município.  Em 1980 foi fundada a Associação Brasileira de Odontologia Regional de Jaraguá do Sul. Em 1995, um grupo de cirurgiões dentistas, visando preservar a qualidade de atendimento no segmento, constituíram o plano provado de assistência plano privado de assistência à saúde, coletivo empresarial, coletivo por adesão e individual / familiar, denominado de Odonto Jaraguá Saúde Bucal.