Câmara homenageia hospitais e escolas centenárias em Sessão Solene

A Câmara de Vereadores realizou nesta quinta-feira, 17, Sessão Solene em homenagem aos 141 anos de Jaraguá do Sul (Colonização e Emancipação). Na oportunidade foram homenageados os dois hospitais (São José e Jaraguá) e as dez escolas centenárias do município.

A solenidade, no salão da Comunidade Luterana Apóstolo Pedro, foi acompanhada por um grande público. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Garcia foi uma noite especial, onde o Poder Legislativo homenageou entidades e escolas que desenvolvem relevante trabalho no município. “Que este ato solene seja uma verdadeira proclamação de méritos e de reconhecimento público”, disse ele. “É uma homenagem de imenso valor, justa e necessária, acima de tudo merecedora, a essas entidades que atuaram e atuam em nosso município, com integral dedicação de forma decisiva para o engrandecimento de nossa história e de nossa gente”, completou o presidente.

Para o líder de Governo na Câmara, vereador Marcelindo Gruner, a homenagem é uma forma de resgate histórico. “Para que nós possamos entender a trajetória dessas entidades e escolas, como chegaram até aqui”, ressaltou.

As duas Sessões, Ordinária e Solene, foram transmitidas ao vivo pelo youtube, através da unidade móvel da TV Câmara.

Hospital São José

Hospital e Maternidade Jaraguá

Escolas

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Gertrudes Steilein Milbratz. Fundada em 1895. Inicialmente possuía o nome de “Sociedade Escolar Rio da Luz I. Atualmente atende alunos da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Escola Municipal Ribeirão Molha.  Edificada como capela-escola por volta do ano 1897. Em 1951 passou a ter uma edificação própria. Foi municipalizada em 1998 e desde 2007, oferece ensino em período integral.

Escola Municipal Luiz Gonzaga Ayroso.  A Comunidade Escolar Católica Jaraguá 84 iniciou suas atividades no ano de 1898. Em 1931 passou a denominar-se Escola Isolada Jaraguá 84. Foi municipalizada em 1994 e no ano de 2002 recebeu sua atual denominação.

Escola de Educação Básica Professor José Duarte Magalhães. Iniciou suas atividades em 06 de setembro de 1899, denominada “Comunidade Escolar da Barra do Rio Cerro”. Por muitos anos foi dirigida por irmãs catequistas franciscanas.

Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira.  “Escola Particular do Rio Cerro II” estabeleceu suas atividades a partir de 1903. No ano 2000 passou a denominar-se “Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira”, atendendo alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio.

Colégio Evangélico Jaraguá.  Fundada em 28 de julho de 1907, com a denominação de “Escola Evangélica Alemã”, iniciou suas atividades num prédio enxaimel que também servia de igreja. O prédio atual foi inaugurado em 1983 e a partir de 1993 passou a ter a denominação atual.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricieri Marcatto. A escola iniciou suas atividades em 1908 com o nome de “Escola Isolada Rio Cerro I“. Ela foi municipalizada no ano de 1997.

Escola Municipal Ribeirão Cavalo.  Fundada em 01º de março de 1909, era conhecida como “Associação Escolar da Comunidade Católica de Ribeirão Cavalo”. Em 1975 ela passou a funcionar no local onde está até hoje.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio Estanislau Ayroso. A antiga “Escola Isolada Jaraguá 99”, foi criada em 1915. Era uma escola particular e depois da rede estadual. Em 1988 passou a fazer parte da rede municipal de ensino e a adotar o nome atuaal.

Escola Municipal Professor Henrique Heise. Os primeiros livros datam o ano de 1915, quando a escola era conhecida por “Escola da Comunidade”. A sua sede foi construída em 1923. No ano 2006 passou a ter o nome atual