Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara Mirim homenageia os 20 anos do Proerd em Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Câmara Mirim realiza sessão solene em homenagem aos 20 anos do Proerd em Jaraguá do Sul

Nesta quarta-feira (13), a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul realizou sessão solene em comemoração aos 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, conduzido pelo 14º Batalhão de Polícia Militar. Na oportunidade foram homenageados os 22 instrutores que atuaram/atuam no programa ao longo deste tempo.

O primeiro programa de resistência às drogas teve início na cidade de Los Angeles, Califórnia, no ano de 1983 e recebeu o nome de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education).

Em 1984 o projeto começou a ser adotado timidamente em outros estados, era ainda limitado ao estado da Califórnia. Chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. Em 1998 inicia-se o Proerd em Santa Catarina, na cidade de Lages, no primeiro semestre daquele ano e no segundo semestre foi adotado em Chapecó.

Em 1998, dois policiais começaram o programa em Jaraguá do Sul. Na época, capitão Amarildo de Assis Alves, comandante da terceira companhia (Atualmente coronel) escolheu os policiais Cabo João Rocha Soares Filho e o Terceiro Sargento Gilmar Colasio para ministrarem o programa. Em 1999, eles atendiam quase todas escolas do município. Em março de 2000, ingressaram no programa os soldados Jean Rudolf e Luiz Carlos Massaneiro, assim os municípios de Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá começaram a ser atendidos.

Participaram da solenidade autoridades do município, alunos das escolas Marcos Emílio Verbinnen e Jonas Alves e familiares dos homenageados.

Em seu discurso o presidente da Câmara, Marcelindo Carlos Gruner, enalteceu as ações do programa, que segundo ele, tornou-se um instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional. “Criou-se um canal aberto de diálogo entre a Escola, a Polícia e a Família, para discussão do fenômeno drogas”.

Falando em nome da PM, o Comandante da 12ª RPM, Coronel Amarildo de Assis Alves lembrou da trajetória do programa, que começou no município, quando ele era Capitão do 14º BPM.

 

Os homenageados

 

Coronel Amarildo de Assis Alves

Capitão Antônio Benda da Rocha

Capitão Ruy Florêncio Teixeira Junior

Subtenente RR Gilmar Colasio

Sargento RR João Soares da Rocha Filho

Sargento Cladimir Luis Lang

Sargento Luiz Carlos Massaneiro

Sargento Valci Francisco Rosa

Sargento Jean Rudolf

Sargento Patrick Josue Paes de Lima

Sargento Monalisa Maurissens

Sargento Julio Cesar Barboza

Cabo Cleide Luisa Novak Stefanon

Cabo Rodrigo da Silva Neves

Cabo Luciana B Marcelino Napoleão

Soldado Rafaela Natalia Branco

Cabo Junior Bernardo Fernandes

Cabo Vlaumir de Paula Silva

Tenente Coronel Arlene Sousa da Silva Vilela

Sargento Claudimar Rodrigues

Sargento Vanderlei André Cardoso

Major Naíma Hulk Amarante