Câmara presta homenagens ao voluntários

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou na quinta-feira (03/12), sessão em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado. Desde 1985, as Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia internacional do voluntário. O objetivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.
Foram homenageadas 10 pessoas indicadas pelos vereadores e uma pela Câmara de Jaraguá do Sul, que prestam o serviço voluntário na cidade. Antonio Carlos Scaramello, médico voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul foi o indicado da Casa de Leis. Julio Cezar Carvalho de Mello, líder comunitário na localidade Tifa Schubert; Jocelito Gomes Dias, professor voluntário do projeto Amigos da Escola; Edmundo Barbosa da Silva, coordenador do grupo que leva alegria ao Hospital São José; Rosane Pariz Buzzi, fundadora do projeto social Circo da Escola Tico Tico; Ademir José Anacleto, voluntário no Clube dos Idosos Padre Donato Wiemes; Iraci Behr Laube, uma das fundadoras da Associação Tramas em Fibras, que busca agregar renda aos bananicultores através da utilização da planta; Josafá dos Santos, realiza visitas aos pacientes do hospital São José; Dilma Nogueira Salves, fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Miriléia Krutch Lamela Nogueira, atua na Rede Feminina de Combate ao Câncer e na APP da escola Holando Marcelino Gonçalves e Elisabete Aparecida Schmelzer, voluntária e coordenadora do grupo de idosos da igreja e da escola do bairro Santa Luzia completam a lista dos escolhidos pelos legisladores para celebrar a data.
Antonio Carlos Scaramello falou em nome dos homenageados. “Eu percebi que muitos de nós voluntários não nascemos aqui em Jaraguá do Sul, porém, nós pertencemos à Jaraguá do Sul, somos jaraguaenses”, disse. Segundo Scaramello é uma honra representar os voluntários e receber essa homenagem pela Câmara de Vereadores. “Cada um de nós trabalha em áreas diferentes, mas nos irmanamos na hora de dar o nosso coração em prol do próximo”, afirmou.
O deputado estadual Vicente Caropreso parabenizou os voluntários e afirmou que se não fosse pelo voluntariado, Jaraguá do Sul e Santa Catarina estariam muito longe do bom convívio. “Vocês não conseguem imaginar o quanto vocês ajudam o governo. O trabalho de vocês é impagável”, declarou.
O prefeito Dieter Janssen afirmou que a cidade é forte devido à força da população que dedica seu tempo ao voluntariado. “Parabéns para cada um de vocês, obrigada por fazer essa cidade cada vez melhor”, disse.
Para finalizar a sessão, a presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lucia Petry, parabenizou todos os homenageados que se doam a cada ano em benefício de suas comunidades. “No dia internacional do voluntário celebramos o nosso compromisso e esperança de um mundo melhor” disse. “O objetivo é aplaudir os voluntários para dedicação”, completou.