Câmara realiza sessão em homenagem ao bairro Nereu Ramos

Na última quinta-feira (03/09), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão itinerante em homenagem aos 120 anos do bairro Nereu Ramos. A solenidade aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário e a iniciativa foi do vereador Pedro Garcia.

A comunidade e representantes políticos e de associações estiveram presentes para acompanhar as homenagens. O vereador Pedro Garcia afirmou que estava satisfeito por estar possibilitando essa homenagem ao bairro. “Cada momento histórico do bairro me emociona e emociona cada morador dessa comunidade”, disse. “Essa homenagem recorda o crescimento do bairro, as pessoas que o formaram e que nele vivem. A homenagem é oportuna e justa”, declarou.

O padre Antônio Echelmeyer foi um dos homenageados na sessão. Desde sua primeira visita à comunidade iniciou uma história de amizade com o povo e liderou a construção da nova e atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. O sacerdote faleceu com 71 anos de idade e 44 anos de sacerdócio sendo 40 dedicados à região de Nereu Ramos. As famílias Zanghelini, Murara e Ropelato também foram homenageadas. Elas foram representadas por Juarez Zanghelini, Sidnei Hilário Murara e Cinira Ropelato Marcola.

Giuliano Sávio Berti, que contribui com a perpetuação da história do bairro Nereu Ramos, afirmou que, durante a história, se não tivessem aparecido os desbravadores, como os homenageados da sessão, Nereu Ramos não seria o bairro que é hoje. “Registrar a história desse bairro para mim é de muito valor”, declarou Giuliano.

O presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sidnei Lopes, representando o prefeito Dieter Janssen, parabenizou a Câmara de Vereadores pelas iniciativas de homenagem às comunidades jaraguaenses. “Com esse momento fica claro quanto Nereu Ramos representa para Jaraguá do Sul com sua história e patrimônio” disse. “O histórico desse bairro é riquíssimo, parabéns para toda comunidade”, finalizou.

A presidente Natália Petry parabenizou o bairro pelos 120 anos de história. “As caraterísticas vieram das muitas etnias dos que aqui vivem”, disse a presidente. “Parabenizo a história deste povo lutador que com garra e determinação fez deste lugar um lugar de histórias que emocionam”, finalizou.