Câmara realiza sessão em homenagem ao bairro Três Rios do Norte

Na quinta-feira (01/10), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão itinerante em homenagem aos 60 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do bairro Três Rios do Norte. A solenidade aconteceu no salão da Igreja Luterana e a iniciativa da homenagem foi o vereador João Fiamoncini.
A comunidade de Três Rios do Norte foi criada no dia 20 de novembro de 1921. Nos primeiros anos, as reuniões aconteciam somente a cada dois meses em uma pequena escola da localidade.  Na época da inauguração apenas 20 famílias estavam ativas na comunidade. A inauguração não significou que o templo estava totalmente pronto, apenas 25 anos depois ele foi finalizado.
O vereador João Fiamoncini afirmou que valorizar a história e o esforço realizado por uma comunidade também é papel do vereador. “60 anos não é pouco tempo, são seis décadas de atuação em prol da vida espiritual dessa comunidade”, declarou Fiamonicini. “Esse evento marca o inicio das festividades da comunidade, que no domingo (04/10) vai realizar a tradição festa com culto e almoço”, contou o vereador.
Representantes da comunidade e do município estiveram presentes. A comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Três Rios do Norte foi representada pelo Pastor Marlon Jonas Radons, que recebeu a placa e flores pelo prefeito Dieter Janssen e o vereador João Fiamoncini.
Pastores e pioneiros da comunidade foram homenageados.
A pastora Rosângela Fenner Radons, Karl Gehring (representado por Manfredo Gehring), Nilton Beling, Afonso Piske (representado por Laura Piske), Carlos Behlig (representado por Harry Behling), Nilton Beling, Afonso Piske (representado por Laura Piske), Carlos Behling (representado por Harry Behling) e Otto Elert (representado por Alfredo Elert) receberam uma placa e flores pela participação indispensável no desenvolvimento da comunidade.
Durante a sessão, foi registrada a homologação do tombamento do salão da comunidade como Patrimônio Público Cultural do Município, conforme Decreto número 10.475 de 2015. A Igreja é em alvenaria, construída em 1955 com características arquitetônicas pertencentes ao estilo neogótico, com área de 267m², situada à rua Domingos Anacleto Garcia, no Bairro Três Rios do Norte.
O prefeito Dieter Janssen destacou o perfil batalhador e empreendedor da comunidade do bairro Três Rios do Norte. “Jaraguá é reconhecida porque a população que aqui vive é responsável e comprometida”, disse Dieter. “Esse bairro é uma das principais regiões que faz de Jaraguá a cidade que é hoje e é por isso que estamos aqui hoje.”
Vice-prefeito Jaime Negherbon afirmou que a sessão itinerante é importante, pois aproxima a comunidade que não tem condições de ir até a sede da Câmara. “Eventos como esse oportunizam o contato dos munícipes com o legislativo”, afirmou Jaime.
A pastora da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Bairro Três Rios do Norte, Rosângela Fenner Radons, falou em nome de todos os homenageados. Segundo Rosângela, é com muita alegria que a comunidade recebe essa homenagem da Câmara de Vereadores. “Foi com trabalho árduo que todos os pioneiros construíram esse tempo que completa 60 anos”, disse. “Muitas famílias foram citadas aqui hoje, e tenho certeza que muitas outras vão ser lembradas durante as comemorações, já que foram muitas as pessoas envolvidas nesse processo”, afirmou a pastora. Rosângela agradeceu a todos as famílias que contribuíram para o desenvolvimento da região.
A vice-presidente do sínodo do Norte Catarinense, Suzana Karina Tribess Stricker, salientou a importância da homenagem. “Para o sínodo Norte Catarinense é muito bom saber que nossas comunidades também são lembradas pela sua história e pela sua religiosidade”, disse. “Precisamos fortalecer o laço político e religioso na busca de uma melhor vida para toda a população”, declarou.  Suzana parabenizou toda a comunidade pelos 60 anos de história e parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa.