Celesc esclarece sobre quedas de energia em Jaraguá do Sul

DSC06103

Durante a sessão desta terça-feira, 15, o gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina ( Celesc), Luís de Freitas Melro Neto, explanou sobre as frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica na região, além de explicitar sobre os investimentos e terceirização dos serviços. Também respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

O vereador Jocimar de Lima, proponente do convite, aproveitou para cobrar rapidez nos serviços de manutenção de rede, que causa prejuízos financeiros e desconforto à população.  De acordo com Melro, 80% das quedas de energia são causadas por problemas envolvendo o meio ambiente.  Ele pediu aos parlamentares que oriente os agricultores para que efetue a poda de árvores mais próximas das redes elétricas.

Em relação às reclamações, o gerente regional reconheceu que o sistema fica sobrecarregado em função das demandas, mas os consumidores que, por qualquer motivo, não tenham conseguido registrar a falta de energia, pode enviar uma mensagem de texto do telefone celular para a Celesc. “Basta enviar a mensagem sem luz para o número 48196. É rápido e funciona”, disse.

Os vereadores Arlindo Rincos, Jeferson de Oliveira e Jocimar de Lima convidaram o gerente da Celesc para participar da reunião, programada para o  dia 22, na sala em U, para discutir sobre o conteúdo da nova lei que trata da regulamentação das ligações de energia elétrica e água e esgoto no município. Os parlamentares reforçaram a necessidade de uma ampla discussão sobre o texto que dificulta a ligação a loteamentos irregulares. Entre eles, que ficam proibidas as ligações pela Celesc e pelo Samae, nas edificações que não tenham Alvará de Construção fornecido pela Prefeitura. “Precisamos que participe todos os envolvidos”, disse Rincos.  Ele informou que vai convidar, via ofício de gabinete, o secretário Municipal de Urbanismo, Ronis Bosse, para conhecer o posicionamento dos órgãos responsáveis sobre o tema.