Coletiva de imprensa discute concurso público

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou na manhã desta quarta-feira, 03, uma coletiva de imprensa para esclarecer as dúvidas relacionadas ao concurso público que será realizado pelo Poder Legislativo municipal. A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, explica que o Tribunal de Contas do Estado, TCE, determinou a elaboração do concurso ao apontar que, apesar de ser uma das Câmaras mais enxutas do Estado, algumas atividades exclusivas de servidores efetivos são executadas por servidores comissionados. O Supremo Tribunal Federal (STF) também decidiu que o número de servidores comissionados não pode superar o número de efetivos.

Uma comissão foi montada no ano passado para estudar como se daria o concurso e quais cargos ele abrangeria. Além de Petry, participaram ativamente das discussões os vereadores Ademar Winter, João Fiamoncini e Amarildo Sarti e ainda funcionários do corpo administrativo. Um novo projeto será lido na sessão ordinária da próxima terça-feira (09) e depois segue para votação. “Foi preciso um novo projeto porque fizemos algumas alterações no que já havia sido aprovado”, conta Natália.

Segundo a presidente alguns cargos serão extintos enquanto outros serão criados. Ao todo, serão 16 vagas abertas para concurso público em níveis médio e superior, sendo elas: 1 Telefonista, 1 Advogado, 1 Assistente de Cerimonial, 1 Assistente de Comunicação Social, 1 Assistente de Informática, 1 Assistente de Publicidade e Propaganda, 1 Assistente de Programas e Ações Institucionais, 1 Assistente de Recursos Humanos, 1 Assistente Legislativo, 2 Auxiliar Administrativo, 1 Auxiliar Técnico de Informática, 1 Auxiliar Técnico de Áudio, Vídeo e Sistemas, 1 Recepcionista, 1 Assistente de Gestão Pública, 1 Ouvidor. Os salários para os cargos variam de R$ 1.865,00 a R$ 5.551,62 e são compatíveis com os valores aplicados atualmente incluindo o aumento recente conquistado pela categoria dos servidores públicos.

Ela explicou ainda que o concurso é necessário para que programas educativos como o Câmara.Com Você tenha condições de operar com normalidade. Natália conta que a iniciativa está em seu sexto ano de execução e já atendeu 12 mil alunos, mas nunca teve uma pessoa fixa responsável pelas palestras. “Sempre dependemos do voluntariado de assessores e funcionários da Casa”, revela.

A previsão é que as provas aconteçam entre os meses de outubro e novembro. “Agora teremos que aguardar a burocracia da contratação da empresa responsável pela aplicação e depois pela elaboração da prova”, conta Natália. A presidente da Casa se diz confiante de que o concurso acontecerá e garante o papel integrador da Câmara de Vereadores. “Buscamos sempre a transparência e trabalhamos para os interesses da comunidade”, afirma.