Comissão especial da BR-280 entrega pauta de reivindicações ao Dnit

DSC07954Uma pauta de reivindicações foi entregue nesta manhã, 13, ao supervisor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), engenheiro Antonio Carlo Gruner Bessa. Ele participou da primeira reunião oficial da Comissão Especial da BR-280, reativada na Câmara por iniciativa do vereador Pedro Garcia, com a presença de autoridades e lideranças da comunidade.

O encontro possibilitou o detalhamento, pelo supervisor, das obras previstas no perímetro urbano da rodovia. Elas integram o conjunto de investimentos do Crema 2 (Contrato de Restauração e Manutenção), com prazo contratual de cinco anos. Segundo Bessa, a empresa vencedora da licitação tem prazo de dois anos para execução das obras e outros três anos são destinados à manutenção.

O engenheiro também pontuou, entre as solicitações feitas pelos vereadores e líderes comunitários, as obras contempladas ou não pelo Crema, restrições de ordem legal, além de apontar alternativas para a viabilização dos investimentos não previstos no atual contrato. Por exemplo, a solicitação formal ao Dnit para a procedência de estudos técnicos e a possibilidade de parcerias, através de convênio com a Prefeitura Municipal.

Um dos encaminhamentos da reunião será a visita in loco do supervisor, conjuntamente com lideranças políticas e comunitárias, para verificação da possibilidade de instalação de tachões em trecho da rodovia. O detalhamento das obras do Crema 2 também será enviado à comissão.

Participaram da reunião os integrantes da comissão, presidente Pedro Garcia, relator Jocimar de Lima, Arlindo Rincos, e Wilson Bruch, em substituição ao titular Jair Pedri. Também o presidente da Câmara, José Ozório de Ávila, e o vereador Eugênio Juraszek, além do diretor de Trânsito da Prefeitura, Rogério Kumlehn. Representando a Prefeitura de Schroeder, esteve presente o sr Rudibert Tank.

Da comunidade participaram os presidentes de associações de moradores dos bairros Nereu Ramos, Danilo Possamai, do Braço Ribeirão Cavalo, Paulo Sérgio de Oliveira, do Estrada Nova, Pedro Paulo Bernstein, do Água Verde, Charles Salvador, e o síndico do Condomínio Dante Minel, Clenilson José Lopes. Justificou ausência o presidente da Associação da Tifa Monos, Arcildo Muller.

Abaixo, as reivindicações (questionamentos) da Comissão Especial:

Construção de uma passagem na BR 280 nas proximidades da Universidade Católica Jaraguá do Sul ( Pedro vai ver com   Diretoria de Trânsito).

• Tachões BR 280, km 73 até a Tifa dos Monos  “Metalúrgica HAME”;
  • Continuar iluminação pública na BR 280, Km 74, até o condomínio Dante Minel ou Crematório,

Observação Pedro Garcia já conversou com o senhor Diego Felipe Cunha Vieira da Serrana Engenharia e  Prometeu entregar o projeto até o dia 15/06/2013.

• Construção da interseção de acesso ao autódromo, No km 74 da rodovia BR 280, neste local está sendo construído condomínios habitacionais com quase 300 famílias, mais uma Creche, Crais e Posto de Saúde. (marginal?)
  • Rotatória na BR 280, km 74 com entrada para a Rua Pioneira Julio Tissi 720, bairro Nereu Ramos, e Estrada Paulo Voltolini, bairro Ribeirão Cavalo; ( rotatória prometida há 10 anos e já resultou em fechamento da BR 280.)
  • Construção da interseção no km74, rodovia BR 280, que dá acesso a Rua 833 – Ermelinda Trentini Minel, no Braço Ribeirão Cavalo;
  • Erosão no Km 75 da BR-280 coloca em risco a segurança dos que trafegam pelo local, Chama à atenção a profundidade da erosão. A erosão está danificando o asfalto.
  • Construção de acostamento da BR 280, verificar parceria com o poder Público Municipal, inclusive com o repasse de material,
  • Duplicação da BR 280.