Crédito para instalação de condicionares de ar é aprovado

Sessão itinerante 044

Foi aprovado em votação única ao PL nº 123/2015, que autoriza o repasse de R$ 150 mil, para a instalação de condicionadores de ar no Centro de Convivência. A matéria havia recebido pedido de vistas do vereador Jeferson de Oliveira na sessão de terça-feira (01/09). O vereador explicou que o motivo do pedido foi em razão do valor que, segundo ele, é elevado para o serviço proposto. “Eu não sou contra a instalação dos condicionadores, mas sou contra o valor proposto para esse serviço”, disse.
O vereador José de Ávila defendeu o projeto destacando a importância do teor da matéria. “Eu não quero ver um idoso ter derrame num pavimento superaquecido, é esse o meu entendimento, eles precisam de qualidade de vida”, declarou. Já o vereador Eugênio Juraszek destacou a reforma que foi feita até agora no pavilhão C, que abriga o Centro de Convivência. “Sim, temos que repassar esse valor para os idosos. Nós temos condicionadores de ar o dia todo em nossos gabinetes e por que os idosos não merecem também em seu espaço de convivência?”, questionou o vereador.
O vereador Arlindo Rincos solicitou pedido de vistas para o projeto para poder analisá-lo mais profundamente. “Eu fico com dúvidas em relação ao valor proposto e acredito ser necessário mais tempo para analisar”, disse. A presidente Natália Petry negou o pedido justificando a relevância da matéria. “Nós precisamos colocar esse projeto em votação para evitar mais atrasos durante o processo”, explicou Natália. “O calor já está se aproximando, esse inverno já foi mais quente, precisamos dar esse atendimento aos nossos idosos. O recurso é oriundo do Fundo do Idoso e o projeto está fundamentado através de processo licitatório”, finalizou. O projeto foi aprovado com oito votos favoráveis e duas abstenções.
Já o projeto de lei complementar nº 8/2015 foi aprovado com 10 votos. A matéria visa criar cinco vagas para o cargo efetivo de professor de libras, com carga horária de 40 horas. “Esse projeto é uma minuta que foi realizada no nosso gabinete que temos lutado muito pela comunidade surda”, disse a presidente. “A matéria é de interesse da comunidade com o objetivo de incluir cada vez mais o surdo nas atividades da sociedade”. Em Jaraguá do Sul são 1.080 pessoas surdas.