Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputado Vicente Caropreso presta contas no legislativo municipal

COMPARTILHE

Sessão ordinária 071 Sessão ordinária 074O deputado Vicente Caropreso (PSDB) participou da sessão ordinária dessa quinta-feira (13/08), para prestar contas dos primeiros seis meses de mandato como representante jaraguaense na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O convite para a participação na reunião foi da presidente Natália Petry.
O deputado explanou sobre as comissões permanentes das quais faz parte. Caropreso é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, vice-presidente da Comissão da Saúde e membro da Comissão de Proteção Civil e da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas. Além disso, foi apresentado um relatório de atividades. 375 ofícios foram expedidos, 25 indicações, seis projetos de lei, três pedidos de informação e uma moção foram solicitados.
Entre os projetos listados, destaca-se o projeto que institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Epilepsia. Segundo Caropreso, o projeto foi aprovado e auxiliou o contato com o secretário de saúde para que seja reativado o único centro de epilepsia em Santa Catarina que trata e opera a doença. “Valeu a pena esse projeto e acredito que criamos um canal para auxiliar as pessoas que sofrem com a epilepsia”, disse o deputado.
Nesses primeiros seis meses de mandato uma reunião foi realizada com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), para solicitar financiamento juro zero ao Hospital e Maternidade Jaraguá. “O hospital está com dificuldades financeiras e nós estamos viabilizando um empréstimo para o hospital”, contou. Entre os trabalhos pela Saúde, o deputado destacou o encaminhamento ao Fórum Parlamentar a PEC Saúde Mais Dez, que é uma proposta de emenda à constituição Federal para assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.
Sobre seu trabalho até o momento, o parlamentar reforçou que possui um bom convívio com o governo do Estado e com todas as bancadas na Assembleia. “Eu apoio iniciativas e também recebo apoio de iniciativas propostas pelos deputados”, finalizou.
O vereador José de Ávila solicitou apoio de Caropreso sobre duas questões urgentes em Jaraguá do Sul. De acordo com o vereador, os bombeiros voluntários da cidade estão preocupados com uma rachadura na Arena Jaraguá. Além disso, o legislador afirmou que é lamentável o que acontece no IML da cidade. “A família está sofrendo com a perda de um ente querido e ainda precisam ficar seis ou sete horas esperando para que o corpo seja liberado”, relatou.
O vereador Arlindo Rincos parabenizou o trabalho do representante jaraguaense e falou sobre o projeto que dispõe sobre a capacitação de primeiros socorros aos professores de Educação Física das escolas estaduais de ensino. “É importante a valorização do profissional de Educação Física para que ele tenha essa capacitação feita pelos bombeiros”, disse. O vereador pediu ainda, o apoio ao deputado em relação aos correios: “Jaraguá do Sul é uma cidade que tem uma defasagem enorme na estrutura geral nos correios”, afirmou. “Eu peço que o deputado nos traga respostas de como está o andamento de concurso para os correios regionais”.
O vereador Pedro Garcia sugeriu uma avaliação no projeto ferroviário norte-sul no qual o deputado Vicente Caropreso vem se dedicando durante os trabalhos. Para o vereador, já existe um projeto ligando leste ao oeste catarinense, de Chapecó a Itajaí, que é de extrema importância para a exportação.
Em relação às reuniões realizadas sobre o Hemosc de Jaraguá do Sul, nas quais o deputado esteve presente, o vereador Eugênio Juraszek informou que já houve aumento de doadores na sede da cidade depois das campanhas.
Sobre as dificuldades com o IML, o vereador Jeferson de Oliveira levantou a possibilidade de um convênio com os hospitais para que o processo seja agilizado. Segundo Caropreso, o funcionamento era realizado dessa forma antigamente, porém, com o detalhamento jurídico, a situação fica mais complicada.
O deputado Vicente Caropreso agradeceu a oportunidade de participar da sessão. “Eu vou procurar respostas solicitadas pelos vereadores e apresenta-las para a comunidade”, finalizou.
A presidente Natalia Petry agradeceu a presença do deputado na sessão ordinária e ressaltou a importância do compromisso de Caropreso com a inclusão de crianças e adolescentes. “A sua participação vai contribuir para que políticas públicas nessa área sejam estabelecidas”, finalizou.