Dia Internacional do Voluntário é homenageado na Câmara

Instituído em 1985, nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Voluntário foi homenageado ontem, 4, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.  Segundo a definição das Nações Unidas, “O voluntário é o jovem ou adulto que, devido seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de em estar social, ou outros campos.”

A Câmara Municipal prestou homenagem aos voluntários que ajudam fazer de nossa cidade um lugar melhor. São eles:

Sr. Arsanjo Paul Colaço, que em 2002 criou o “gama” grupo de poio mãos amigas, que funciona até os dias de hoje na igreja Luterana Apóstolo Pedro, onde oferece apoio e atendimento às pessoas e famílias que tenham problemas relacionados às drogas. Em 2010 fundou “ABVN” – associação beneficente vida nova que atua em vários programas.

Sr. Edmar Kopp, vice-presidente da associação de moradores do bairro Rio Cerro II há quase dez anos. Desenvolve trabalhos para o desenvolvimento rural de todas as famílias da comunidade. Seus principais trabalhos são voltados à busca de melhorias nas estradas e também na iluminação pública para o bem estar da comunidade.

Sra. Irene Marlene Krause Emmendoerfer, iniciou em 1989 seu trabalho voluntário no clube de idosos, José Marangoni, onde atua até hoje. Como coordenadora do clube organiza e promove os encontros, os almoços e jantares comemorativos ao dia das mães, pais, dia dos idosos e natal.

Sra. Lori Todt Motta, presta serviços comunitários junto à comunidade católica São Cristóvão do bairro Amizade, onde estão concluindo a construção da nova igreja. É participante dos grupos bíblicos de reflexão e desde 1999 assumiu a coordenação dos grupos da comunidade até os dias de hoje. Do ano 2003 a 2008 foi coordenadora dos conselhos pastorais comunitários e atualmente coordena a pastoral litúrgica. Optou por um trabalho onde a consciência coletiva por uma comunidade mais evangelizada e humanizada é a meta principal.

Sr. Marcelino Nunes, foi um dos fundadores da associação de moradores do bairro Estrada Nova e um dos principais articuladores do atlético esporte clube. Empenhou-se na luta com os demais moradores na regularização do loteamento Morro da Pedra e pavimentação das ruas, também foi um dos grandes articuladores na conquista do viaduto de acesso ao bairro.

Sra. Nésia Salete Berns, sempre participou ativamente da comunidade nossa senhora aparecida na ilha da figueira e através deste envolvimento, em 2004 foi convidada para auxiliar como voluntária no grupo da 3ª idade onde nos últimos anos atua como coordenadora.

Sr. Onório Tecilla, contribuiu com seu trabalho voluntário junto ao centro de recuperação de usuários de drogas que inicialmente funcionava nas proximidades da igreja e mais tarde passou a funcionar na casa Padre Aluísio Boeing. Através da pastoral social, trabalha continuamente na arrecadação de donativos, para distribuir aos mais necessitados.

Sr. Renato José Bussarello, aos 18 anos, serviu na polícia do exército do rio de janreiro, fazendo a guarda de presidência, em 1962 ingressou na funasa, fundação nacional de saúde permanecendo até 2002 quando se aposentou. Há mais de 20 anos é voluntário no clube de idosos e na comunidade Nossa Senhora das Graças da Barra do Rio Cerro.

Sra. Rita de Cássia Ramos presta trabalhos voluntários há mais de dez anos na organização e motivação do movimento da consciência negra do vale do itapocu. há 4 anos é voluntária no clube de mães Sementes da Esperança da matriz São Sebastião.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Em nome do Poder Legislativo jaraguaense, a vereadora Natália Petry agradeceu o engajamento desses voluntários com a comunidade. Para ela, o voluntariado promove uma transformação efetiva na sociedade, pois sai do campo do discurso e acontece na esfera das atitudes. “Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum”, afirmou.