Dia Mundial da Água gera reflexão na Câmara

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, na sessão ordinária na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores ressaltaram a importância do tema para o futuro da nossa sociedade. Convidado pelo presidente Anderson Kassner, o presidente do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Ademir Izidoro também fez uso da palavra. Ele comparou o consumo per capta de água de Jaraguá com outros locais. Segundo Izidoro, o consumo em Jaraguá do Sul é de 163 litros per capta ao dia, enquanto a média catarinense é de 157 litros, no continente africano esse número é de apenas 20 litros e no Canadá 600. O gestor advertiu que a única fonte de água dos jaraguaenses são os dois rios que cortam a cidade. “Não há nenhum outro recurso como aquífero”, lembrou.

Izidoro destacou as ações do Samae para a manutenção do abastecimento no município e revelou que em 2017 quase houve uma insuficiência de água nos reservatórios. Para garantir o abastecimento no futuro, ele apresentou a ideia de um projeto que pretende reflorestar a mata ciliar do Rio Itapocu desde a divisa com Corupá até a ponte Abdon Batista, no Centro. Para isso, serão visitadas 384 residências e propriedades a fim de realizar um estudo que identificará qual a melhor vegetação a ser aplicada na região.

O vereador Celestino Klinkoski (PP) parabenizou o Samae pela iniciativa e enfatizou os trabalhos do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva) realizado pela autarquia. “Já são 13 anos desse programa que visa despertar nos alunos a sensibilização sobre o uso adequado e melhoria da qualidade da água. Com isso estamos dando exemplo para o país”, salientou.

Martim Martins (PSDB) propôs ao Executivo a ideia de elaborar um projeto padrão para que as residências na cidade possam aproveitar a água da chuva. Essa água, segundo ele, servirá para lavar carros, regar plantas, lavar quintais entre outras coisas. Martins acredita que isso vai ajudar bastante na manutenção do abastecimento do município.

Pedro Garcia (PMDB) alertou para a degradação dos rios, lagos e represas e afirmou que o equilíbrio é o futuro do nosso planeta.

Eugênio Juraszek (PP) avisou que pretende realizar um estudo para economizar água nas escolas municipais. Segundo o vereador, há soluções para reduzir o desperdício de água nas torneiras como, por exemplo, torneiras automáticas. Juraszek vai se reunir com gestores da Prefeitura para por em prática a ideia.