Dia mundial e nome de posto de saúde são aprovados

Com nove votos, foi aprovado o Projeto de Lei nº 165/2015, de autoria da presidente do legislativo municipal, vereadora Natália Lúcia Petry, que inclui no Calendário Oficial de Eventos Anuais do Município de Jaraguá do Sul, o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Trânsito. Ao defender o projeto, Natália destacou que a indicação dessa matéria é de manifestação popular. O pedido para a criação desta dia partiu da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Aconsegs). O dia em memória as vítimas de trânsito é realizado no 3º domingo de novembro de cada ano.
“A reflexão pública é um ato de reconhecimento, e o sofrimento dos familiares é compartilhado nesse dia”, disse. O vereador Jeferson de Oliveira destacou que o projeto é muito importante para a conscientização no trânsito. “Hoje eu participei de uma manifestação em um local, onde há dois anos aconteceu um acidente e que até hoje a faixa não foi pintada”, contou. “Eu sou favorável sim a esse projeto, mas nós precisamos também que melhorias no trânsito sejam feitas.”
Já o projeto nº 166/2015, também de autoria de Natália Lúcia Petry, recebeu oito votos favoráveis. A matéria denomina Unidade Básica de Saúde de Maria Rozisse da Rosa Ribeiro, que nasceu em 5 de maio de 1884 em Jaraguá do Sul e faleceu aos 93 anos de idade. Maria era dona da propriedade onde está instalada a Unidade de Saúde, e que na época, trabalhou no engenho de açúcar que havia no local e era conhecida pela generosidade por conhecidos e parentes. “A senhora Maria tornou-se uma referência em toda a cidade por sua conduta honesta e participativa. Com este histórico, é mais que merecida esta homenagem”, finalizou.