Diretor e Gerente de Trânsito participam de sessão na Câmara de Vereadores

Diretor e gerente de trânsito participam de sessão na Câmara de Vereadores

O Diretor de trânsito da Prefeitura, Irio Rigel e o gerente de trânsito, Rogério Vonk participaram da sessão ordinária desta quinta-feira (08). O requerimento partiu da Mesa Diretora da Câmara Municipal, com o objetivo de que os representantes explicassem detalhes sobre os Projetos de Lei 239/2018, 240/2018 e 241/2018, que tramitam na Casa de Leis e dispõem sobre serviço de transporte de pequenas cargas, denominado motofrete, fixar normas para a execução do serviço de transporte de passageiros sob regime de fretamento e Fixar normas para a execução do Serviço de Transporte Escolar, respectivamente.

Rigel esclareceu alguns pontos que separam as leis, de fretamento e de transporte escolar. Na proposição nº 241/2018, fica vedado aos autorizatários que possuam veículos utilizados para prestação de Serviço de Transporte Escolar a sua utilização no Serviço de Transporte de Passageiros Sob Regime de Fretamento. Emenda proposta pelo vereador Arlindo Rincos (PSD) quer suprimir esta vedação da lei. Rigel afirma que tal medida inviabilizaria a lei que está sendo proposta. “Vimos a necessidade de separar estas duas leis, tendo em vista algumas mudanças que deveriam ser feitas. Se retirarmos este parágrafo não tem sentido fazermos a lei. Pensamos na segurança”, esclareceu.

Uma nova reunião para debater os projetos está marcada para a próxima semana na Câmara de Vereadores.

Diretor de trânsito fala sobre possível retirada de semáforo na Vila Nova

Aproveitando a participação do Diretor de Trânsito da prefeitura, Irio Rigel na sessão desta quinta-feira (08), os vereadores novamente questionaram sobre a possibilidade de retirada do semáforo na Rua 25 de Julho, em frente ao Posto de Saúde Adilson Bassani. Celestino Klinkoski reforçou sua opinião sobre a manutenção do semáforo no local, afirmando que a comunidade do bairro Vila Nova não quer a retirada da sinaleira.

Os demais vereadores também mencionaram que estão sendo procurados por munícipes que não concordam com a alteração. “O bom senso pediria para que permanecesse no local”, pediu Marcelindo Carlos Gruner, acrescentando que a população merece ser ouvida e ter seus pleitos atendidos.

Irio Rigel afirmou que o setor está procurando fazer economia com o dinheiro público, por isso, segundo ele, não há necessidade de dois sistemas com a mesma função, no mesmo lugar. “Temos uma faixa elevada e um semáforo de pedestres no mesmo local, os dois têm a mesma função, no mesmo local. A questão de deixar o semáforo e retirar a lombada, é uma piada”, frisou ele, se referindo ao fato de que o semáforo poderá ser relocado para outro ponto com maior necessidade, o que não aconteceria com a retirada da lombada, que não pode ser reaproveitada.

O diretor de trânsito afirmou que a intenção é retirar o semáforo do local, e uma reunião com a comunidade da Vila Nova já foi solicitada para debater a questão. “Temos que ser justos. Se houver possibilidade de fazermos algum remanejamento ou outra coisa para melhorarmos esta via, vamos fazer”, disse.

“É uma questão de cultura do motorista, ele tem que respeitar as leis, se a lombada está ali, tem que ser respeitada”, acrescentou Isair Moser.

Reunião na próxima terça-feira (13) na Câmara de Vereadores debaterá novamente assuntos relacionados ao trânsito em Jaraguá do Sul.