Encontro Regional de Vereadores Mirins supera expectativas em Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, sediou nesta quarta-feira (9), o IV Encontro Regional de Vereadores Mirins. Participaram do evento, além de autoridades locais, os vereadores mirins dos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba e Barra Velha, em torno de 70 estudantes e seus coordenadores.

O “Programa Vereador Mirim”, desenvolvido nas Câmara Municipais, tem como objetivo estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo e a importância da política em uma sociedade democrática.

O primeiro Encontro Regional dos mirins foi realizado no município de Massaranduba, o segundo em Guaramirim e o terceiro encontro foi realizado no município de Barra Velha.

A troca de experiência possibilitada aos jovens parlamentares favorece a construção de novas ideias e o engrandecimento do trabalho realizado pelas Câmaras Mirins, bem como, propicia que os mesmos conheçam outras realidades culturais e políticas.

Os estudantes participaram de duas palestras ao longo do dia em Jaraguá do Sul. De manhã sobre Protagonismo Juvenil, ministrada por Iago Pontes, ex-presidente do Parlamento Jovem de SC e Felipe Klowaski, ex-senador jovem de SC e a tarde sobre Ética e Cidadania, com Pedro Cabral Filho da Alesc – Assembleia Legislativa de SC. Além disso também visitaram o Samae e o Museu da Weg.

O encontro superou as expectativas, garante o coordenador do Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul, Joel Luís Correa. “Os vereadores mirins saem deste encontro com uma responsabilidade ainda maior do que antes, pois perceberam que sozinhos nós fazemos algumas coisas, mas em conjunto, podemos muito mais”, comemora.

O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Garcia também ressaltou a importância do encontro e da participação dos jovens na política. “Aqui nós preparamos a juventude, que são o futuro da nossa nação”, disse ele. “Temos que nos organizar e estender este trabalho a todas as Câmaras da região e do Estado. O que precisa é começar o envolvimento dos jovens com a política”, completou Garcia.

O encontro regional é uma parceria entre AVEVI, Assembléia Legislativa e Câmaras de Vereadores e acontece anualmente.