Enfermeira apresenta ações do Hemosc

Por solicitação do vereador Celestino Klinkoski (PP), a enfermeira Raquel Aparecida Ribas usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (13) para divulgar as atividades do Hemosc na cidade. Ela elucidou algumas questões relacionadas à doação de sangue como os mitos que circulam sobre o assunto. Raquel esclareceu que a doação do sangue não altera a saúde do doador, não engorda ou emagrece a pessoa, não vicia e nem afina o sangue.

Raquel explicou que o sangue que é coletado aqui em Jaraguá é enviado a Joinville para ser armazenado e fornecido aos pacientes da região. A cada doação, 450 mls de sangue são retirados em cerca de 55 minutos.

O morador de Jaraguá do Sul que quiser doar sangue pode comparecer no Hemosc, localizado nas dependências do Hospital São José, na Rua Waldemiro Mazurechen, no Centro. O funcionamento é das 7h às 11h30 e o telefone é o (47) 3055-0454.

O vereador Celestino Klinkoski é autor do projeto de lei que institui o Dia Municipal do Doador de Sangue, a ser celebrado no dia 13 de junho. O objetivo é conscientizar a população sobre a atitude e promover ações educativas na data. O PL também institui a Semana de Incentivo à Doação de Sangue, entre os dias 10 e 17 de junho.

Vídeo: Enfermeira apresenta ações do Hemosc;