Escolas apresentam demandas no plenário

DSC07756Estudantes e representantes das escolas visitadas pelo Projeto Câmara.Com Você durante os meses de setembro e outubro estiveram na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na noite de ontem, 22, para acompanharem a sessão legislativa e realizarem a leitura das necessidades percebidas e listadas em sala de aula na primeira etapa da iniciativa. Estiveram presentes as escolas Professor Giardini Lenzi, Abdon Batista, Colégio Marista São Luís e Professor Heleodoro Borges.

Em seu quarto ano de execução, o Projeto Câmara.Com Você propõe levar informações sobre os três Poderes Instituídos, em especial o Poder Legislativo, aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas de Jaraguá do Sul. O projeto também esclarece os estudantes quanto as funções e atribuições de um vereador, além de incentivar o voto consciente.

Na primeira etapa da iniciativa, que é executada pela Câmara da Câmara Municipal, as servidoras Maria do Carmo Delgado e Mayara Meier visitam as escolas e ministram uma palestra sobre organização política, voto consciente e formas de reconhecer a corrupção. Após a fala delas, os alunos são convidados a apontarem as principais demandas percebidas na comunidade onde estão inseridos. Para reforçar as solicitações, as escolas escolhem um representante para realizar a leitura das demandas no plenário. Esses pedidos são encaminhados aos gabinetes dos vereadores e aos órgãos competentes, podendo se transformar em ações práticas.

Os pedidos

As melhorias mais solicitadas pelos estudantes continuam ligadas a área de transporte público, saúde e asfaltos. Confira a lista de demandas de cada escola.

E. E. M. Abdon Batista – Representada pelo aluno Andreos Heller

Cobrança somente da metade do valor do passe para estudante em qualquer horário e dia da semana, não restringindo apenas aos horários das aulas como acontece atualmente. Fiscalização das obras de construção do Jaraguá do Sul Park Shopping, localizado na Rua Artur Müller, bairro Centro, em relação ao excesso de poluição sonora do local, que afeta as condições de ensino e aprendizado dos alunos da escola que fica localizado ao lado do centro comercial.  Implantação de uma escola e um posto de saúde no bairro Chico de Paulo.

E. E. B. Professor Heleodoro Borges – Representada pelo aluno Christopher Cunha

Providenciar iluminação e melhorias na segurança na Rua Ernesto Emílio Horst e laterais, no bairro Vila Lalau. Melhorias no asfalto, ciclofaixas, sinalização e segurança nos bairros Vieiras e João Pessoa. Verificar a possibilidade de aumentar o diâmetro da tubulação de esgoto, e aperfeiçoamento da pavimentação asfaltica da Rua Gustavo Lessmann, bairro Vieiras.

Colégio Marista São Luís – Representado pela aluna Ana Júlia Peters

Possibilitar a concorrência na oferta do transporte público, colocando fim ao monopólio. Melhorias no saneamento básico, visando proteger a riqueza hidrográfica da cidade. Desafogar o trânsito do município melhorando as vias, oferecendo rotas alternativas, passarelas, sinalização adequada, pavimentação de ruas nos bairros e, principalmente, tirando do papel o projeto de deslocamento da via férrea fora do perímetro urbano.

E. E. B. Professor Giardini Lenzi – Representada pela aluna Helen Ferreira

Melhorias no sistema de iluminação pública na Rua Marcelo Barbi, bairro Vila Lenzi, próximo a E. E. B. Professor Giardini Lenzi. Ampliação e melhorias do Posto de Saúde do bairro Vila Lenzi e a construção de um novo posto que atenda os bairros Chico de Paulo e Água Verde. Melhorias na segurança do bairro Vila Lenzi, nas proximidades da Escola Professor Giardini Lenzi, para coibir roubos, consumo e tráfico de drogas.