Escolas de Jaraguá do Sul escolhem seus vereadores mirins

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul iniciou as inscrições para o Programa Vereador Mirim 2017 no dia 19 de abril.

Encerrado o processo de inscrição as escolas elaborarão as normas para o processo de escolha dos Vereadores Mirins e os respectivos suplentes, sendo possível a adoção dos seguintes instrumentos: eleições diretas ou indiretas; eleição com base na elaboração da melhor redação ou desempenho em oratória; eleição com base em análise curricular; ou ainda outro método que a instituição entender pertinente. Cada estabelecimento escolar participante deverá eleger um Vereador Mirim e o respectivo suplente.

As Unidades Escolares que terão representantes na Câmara Mirim de Jaraguá do Sul são:

– E.M.E.B. Albano Kanzler

– E.M.E.B. Antonio Estanislau Ayroso

– Colégio Marista São Luís

– E.M.E.B. Cristina Marcatto

– E.M.E.B. Helmuth Guilherme Duwe

– E.E.B. Holando Marcelino Gonçalves

– E.E.B. Prof. João Romário Moreira

– E.M.E.B. Max Schubert

– E.M.E.B. Professor Francisco Solamon

– E.M.E.B. Santo Estêvão

– SESC Escola Jaraguá do Sul

No dia 17 de maio, às 15 horas, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizará a Sessão Solene de Diplomação dos Vereadores Mirins e seus Suplentes e Posse dos Vereadores Mirins.

O QUE É O PROGRAMA VEREADOR MIRIM?

O Programa Vereador Mirim foi instituído pela Lei Nº 6251/2012 e faz parte das ações institucionais da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Tem por finalidade a promoção da interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROGRAMA VEREADOR MIRIM?

I – Ampliar o desenvolvimento da consciência política;

II – Promover o fortalecimento da democracia;

III – Incentivar a formação da cidadania dos estudantes;

IV – Compreender o papel do Poder Legislativo Municipal;

V – Propiciar a Integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino do município de Jaraguá do Sul.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA VEREADOR MIRIM?

A Câmara Mirim compõe-se de 11 (onze) Vereadores Mirins, correspondendo à quantidade de vereadores que compõem a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

O cargo de Vereador Mirim deve ser preenchido por aluno que frequente regularmente do 6º (sexto) ao 8º (oitavo) ano do ensino fundamental regular, em escola da rede municipal, estadual ou particular do município de Jaraguá do Sul.