Fiamoncini anuncia saída do PT da base do governo municipal

O vereador João Fiamoncini (PT) utilizou o espaço da Palavra Livre, na sessão de terça-feira (20/10), para anunciar em caráter oficial a saída do Partido dos Trabalhadores (PT) da base de apoio do governo municipal de Jaraguá do Sul. Fiamoncini explicou que na sexta-feira (16/10), em reunião com o prefeito Dieter Janssen, foi comunicado que dos 11 cargos em comissão que o PT tem no governo, seis seriam exonerados. “Levei esta informação para a reunião da executivo da partido, que aconteceu no sábado (17/10) e diante do tratamento que o PT tem recebido pela administração, nesta reunião ficou definida por unanimidade a saída da base do governo”, esclareceu.

João comentou que alguns dos quadros do partido, a exemplo dos ex-vereadores Justino da Luz e Francisco Alves, assim como demais lideranças petistas ajudaram na eleição de Dieter Janssen em 2012. “No ano da eleição, 2012, o Partido dos Trabalhadores foi a segunda potência em votos na coligação. Ficamos atrás do PMDB e a frente do PP, que tinha então o candidato a prefeito. Desde a eleição, a sigla não foi prestigiada em relação a cargos, se comparada a proporção de votos feitos pelo PT”, ressaltou.

Fiamoncini comentou ainda que são 129 cargos comissionados na administração e o que surpreende é a força que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem na coligação. “O Jean Leuprecht está de parabéns, pois em percentual de cargos é a sigla que mais tem cargos na administração, chegando a 40”, explanou. O prefeito confirmou a exoneração de 26 servidores estranhos ao quadro, onde permanecerão 103 cargos preenchidos no governo municipal. Destes, 40 são do PCdoB e os outros cerca de 60 divididos entres os demais integrantes da coligação”, enumerou o vereador.

O representante do PT no legislativo jaraguaense afirmou que “o prefeito sustentou a decisão das exonerações sob alegação de economia de recurso, que tem o apoio do partido, no entanto, somente o PT está bancando esta conta”.

Ao defender a unidade partidária, Fiamoncini disse que a maior demonstração de união foi esta decisão em conjunto da saída da base do governo. “Deixamos hoje registrado a saída oficial do Partido dos Trabalhadores da base do governo municipal”, encerrou.