FUCA realiza exposição sobre cultura africana na Câmara

A Federação da União de Cultos Afro-brasileiros (FUCA) trouxe à Câmara de Vereadores trabalhos artísticos feitos por estudantes, da 6° a 9° série, da rede pública de ensino de Jaraguá do Sul. A exposição faz parte das atividades da Semana da Consciência Negra e ficam na Casa até o final de novembro.
exposicao-fuca-4

O diretor de cultura da FUCA, José Felix, responsável pela mostra, salientou que os trabalhos realizados pelos alunos vêm de uma tradição africana em que os pais produzem os brinquedos – normalmente bonecos – para seus filhos antes mesmo do nascimento e que essa experiência cultural é enriquecedora para os estudantes. “É uma forma de trabalhar a intolerância entre as pessoas e suas etnias. Brincando, os jovens podem refletir um pouco sobre essas questões e esse é o objetivo também da exposição”, explica Felix. As obras também têm a participação das professoras Júlia Gomes e Analu Flores.

SESSÃO DE HOMENAGEM

Como parte das atividades, nesta quinta-feira, 17, a Câmara de Vereadores também realiza a sessão em homenagem ao Dia da Consciência Negra e de Ação Anti-racista, instituído pela Lei n° 5426 de 2009.

O evento, que inicia às 19h, terá a participação do Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (MOCONEVI), do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Casa da Vó Joaquina, além da FUCA. Serão homenageadas nove pessoas atuantes na comunidade por sua contribuição na preservação da cultura negra. Durante a sessão, ocorrerá apresentações do coral da Moconevi e do grupo Afoxé Omilodê.