Fundação Cultural presta contas da 25ª Schützenfest

DSC09768O presidente da Fundação Cultural, Leone Silva, apresentou aos vereadores na sessão desta quinta-feira, 14, os números relativos a 25ª Schützenfest, que aconteceu dos dias 11 a 19 de outubro. Esta, segundo ele, é a primeira prestação de contas pública sobre o evento.

Ano passado, a CCO também prestou contas na Câmara, com objetivo de dar transparência, comentou Leone. Ele destacou a parte de divulgação da festa, em que os materiais reforçavam a prática do tiro, enaltecendo também o aniversário dos 25 anos. “O interessante é que o público da Schützenfest vem se mantendo”, comentou.

Com o deslocamento dos estandes de tiro para frente do pavilhão e o auxílio das sociedades de tiro na ampliação da estrutura, houve um acréscimo de 127% no número de disparos, informou. Uma das novidades, segundo ele, foi a realização de um balanço social. Por ele, ficou demonstrado que a festa empregou, direta e indiretamente, 2161 pessoas. “Uma mobilização para artistas, para o setor cultural, e para a comunidade”, disse.

Com relação à receita do evento, o presidente da Fundação apresentou os dados discriminados. A receita somou valor aproximado a R$ 1,2 milhão, praticamente o mesmo valor investido na edição do ano anterior. “A festa foi maior, passou de quatro para 11 dias, com o mesmo custo”, afirmou. Além disto, Leone informou que ano passado foram investidos R$ 630 mil em recursos públicos, aprovados pela Câmara, e este ano foram R$ 410 mil.

Para o próximo ano, ele adiantou que a intenção é angariar recursos através da Lei Rouanet. O vereador Jair Pedri questionou os dados relativos às despesas da festa. Segundo Leone, os dados não estão consolidados devido ao atraso no repasse de recursos pelo governo do Estado. No entanto, adiantou que até o momento estão empenhados R$ 1,15 milhão, valor abaixo da receita.

O presidente esclareceu, ainda, que a revista produzida para divulgar o evento teve a intenção de marcar a data histórica dos 25 anos da festa. “As pessoas o colocadas são atores políticos mas estavam divulgando a Schützen e trabalhando na festa. A revista não está nos divulgando, e sim tem a clara intenção de promoção da festa, do evento e da cultura jaraguaense”, declarou.

O presidente da CCO (Comissão Central Organizadora) da festa, Marcelo Prochnow, e outros integrantes da Fundação Cultural também acompanharam a apresentação na Câmara.