Fundação Pró-Rim apresenta suas atividades na Câmara

Atendendo ao requerimento do vereador Marcelindo Gruner (PTB), o médico e presidente da Fundação Pró-Rim, Marcos Vieira, participou da sessão ordinária dessa terça-feira (30) na Câmara Municipal. Ele apresentou os números da entidade e as atividades realizadas pela fundação. Também participou da sessão um dos fundadores da entidade, o médico José Aluísio Vieira.

Criada em 1987 no município de Joinville, a Fundação Pró-Rim já realizou mais de 1.700 transplantes de rim ao longo da sua história e realiza anualmente mais de 56 mil atendimentos ambulatoriais e 90 mil sessões de hemodiálise. Instituição filantrópica e sem fins, 99% dos seus pacientes são oriundos do SUS. Em Jaraguá do Sul há 25 anos, explica Vieira, a Pró-Rim possue uma estrutura junto ao Hospital São José com 34 funcionários e atende aos moradores de toda região do Vale do Itapocu. O presidente da Pró-Rim ainda ressaltou que 40% da receita da instituição vem de doações da sociedade civil e que essas doações podem ser feitas através de sua Página de Doações na internet.

Autor do requerimento, Marcelindo Gruner ressaltou a qualidade do corpo técnico e da estrutura da Pró-Rim. Ele afirma que a entidade veio para o município certo, pois a população de Jaraguá do Sul é destaque em serviços voluntários e voltou a frisar que as entidades filantrópicas fazem grande parte do trabalho que o poder público deveria fazer. “Porque as entidades se colocam no lugar de quem precisa”, salienta.