Gruner comemora destinação de recursos a hospitais filantrópicos

Gruner comemora destinação de recursos a hospitais filantrópicos

O vereador Marcelindo Gruner (PTB) relatou, na tribuna da Câmara, sua ida à Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quarta-feira (10) acompanhado do diretor geral do Hospital São José, Maurício Souto Maior. O objetivo era acompanhar a votação do veto do governador Carlos Moisés a uma emenda legislativa que destinava 10% do orçamento do Fundo Estadual da Saúde para os hospitais filantrópicos.

Gruner disse que, antes da votação, visitou os gabinetes de vários deputados para sensibilizá-los sobre a importância do repasse de verbas às entidades filantrópicas. Para o vereador, hospitais como o São José e o Hospital e Maternidade Jaraguá são exemplos de gestão. Segundo um levantamento, destacado por Gruner, atualmente 70% do orçamento da Saúde do Estado vai para 16 hospitais públicos e apenas 30% vão para os hospitais filantrópicos. Mas quando vemos o trabalho das instituições, os números se invertem, pois 70% dos atendimentos são realizados pelos filantrópicos e apenas 30% das pessoas são atendidas pelos hospitais públicos.

O veto foi derrubado por 32 votos a 2 e os recursos poderão ser destinados aos hospitais. A decisão ainda espera a sanção do governador ou, caso Carlos Moisés silencie-se, a promulgação do presidente da Alesc, Júlio Garcia. Se isso acontecer, R$ 180 milhões deverão ser distribuídos entre as entidades hospitalar de cunho filantrópico.