Índices de violência contra mulher, criança e idoso são altos em Jaraguá, afirma delegada

A delegada Claudia Gonzaga, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Jaraguá do Sul, participou da sessão ordinária dessa terça-feira (12) na Câmara de Vereadores. Ela apresentou os trabalhos da instituição e pediu o apoio dos parlamentares em ações futuras da Delegacia que precisem de aprovação do Legislativo municipal.

Claudia advertiu aos vereadores que os índices de violência de crimes investigados pela Dpcami são altos, em especial os de pedofilia que, segundo ela, apresenta até casos de reincidência. A delegada afirmou que é muito difícil diminuir os índices desses tipos de crimes, pois trata-se de questões mais culturais, imbricadas no seio das famílias. Porém ela afirma que a Dpcami tem um papel fundamental em fazer com que esses infratores tenham a certeza da punição. Para Claudia, um dos maiores estimuladores para o cometimento desses crimes é a impunidade e, por isso, a Dpcami está empenhada em dar agilidade aos processos para que os delitos sejam apurados e os culpados, punidos.

Claudia relata que o efetivo da Dpcami é pequeno, com apenas sete funcionários, dois deles cedidos pela Prefeitura jaraguaense. Ainda salientou que os repasses do Governo Estadual são cada vez menores e atualmente as parcerias da Delegacia com a sociedade civil e entidades da região são essenciais para a realização de ações de educação e prevenção.