Juraszek defende implantação de fossas sépticas

11083859_430158310493676_6491278386810902119_nO vereador Eugênio Juraszek utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira (26/03) para externar sua preocupação com a qualidade da água utilizada pela população da zona rural de Jaraguá do Sul. Segundo Eugênio, poucas propriedades possuem fossas sépticas e esterqueiras para os dejetos dos animais.

Juraszek apontou que o município caminha para a cobertura total de esgoto tratado na cidade, mas questiona a situação das pessoas que vivem no interior. “A tubulação de esgoto vai demorar a chegar lá, isso se um dia chegar”, comentou. O vereador afirmou que buscará recursos e parcerias com o SAMAE, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura e com o governo do Estado. “Precisamos cuidar da nossa água, da água que bebemos e que nossos filhos bebem”, sensibilizou.

O vereador citou como solução, projetos pioneiros que estão sendo desenvolvidos e executados, como a Fossa Séptica Biodigestora, premiada pela fundação Banco do Brasil, a Fossa séptica de fibra, a Fossa séptica de reutilização de pneus entre outros.

Amarildo Sarti complementou que Jaraguá do Sul possui uma legislação que abrange a situação levantada por Juraszek, porém o Poder Executivo precisa normatizar o programa de Pagamento por Serviços Ambientais, PSA, para que estas demandas sejam superadas. “Os valores são muito baixos perto do que o município vai ganhar”, comentou.