Kassner quer incentivo de compostagem Bokashi na comunidade

O vereador Anderson Kassner (PP) apresentou o método de compostagem Bokashi aos demais parlamentares na sessão dessa terça-feira (13). Como explica o parlamentar, esse tipo de compostagem não utiliza minhocas, mas sim um farelo composto de óleo e farelo de cereais como trigo, arroz ou cevada. A mistura pode decompor uma variedade de resíduos maior do que a que é feita com minhoca, desde restos de frutas e vegetais até pequenos pedaços de madeira, por isso é mais eficiente e barata. Com apenas 1kg do composto, explica Kassner, consegue-se decompor 60kg de resíduos, num processo que pode levar até 60 dias. Cada quilo do húmus produzido pela compostagem em farelo custa em torno de 33 centavos, já o húmus que é vendido no mercado custa R$ 1,20 o quilo.

Kassner lembra que o líquido que é extraído da compostagem pode ser utilizado como desinfetante para pias e ralos. Misturado com água ele também pode ser borrifado nas plantas e verduras, servindo como fertilizante. A ideia do vereador é que esse produto seja produzido pelas residências dos moradores de Jaraguá do Sul e utilizado nas hortas comunitárias do município. Para isso, será preciso disseminar essa cultura entre os munícipes através de campanhas educativas. Kassner afirma que já há conversas com o Samae, que é responsável pela coleta de lixo atualmente, para que esse projeto possa ser colocado em prática na cidade. Ele acredita que, além de ajudar o meio ambiente, a ideia pode trazer benefícios para as hortas comunitárias do município.

Link da sessão: https://youtu.be/gQIBpmm2cbM?t=6528