Na última sessão do ano, vereadores mirins fazem avaliação dos trabalhos

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram na manhã desta quarta-feira (14) a 14a e última sessão ordinária da legislatura 2018. Desde o dia 14 de março, quando os jovens tomaram posse de suas cadeiras, foram 33 indicações, uma moção de aplauso, duas moções de apelo, duas resoluções e 15 requerimentos aprovados.

Além dos trabalhos em plenário, as atividades incluíram muitas outras ações educativas, como as visitas a entidades do município. Neste ano, foram realizadas visitas à Apae, ao IFSC, ao Gabinete do prefeito municipal Antídio Lunelli, à Polícia Militar e à Feira do Livro. Outras entidades visitaram a Câmara para participar de sessão ordinária, como a Associação dos Amigos do Autista (AMA), a Secretaria de Assistência Social e a União Brasileira de Mulheres (UBM).

Outras atividades realizadas envolveram a interação com vereadores mirins de outras cidades do estado e do Brasil. Em 18 de junho os jovens parlamentares jaraguaenses participaram do encontro regional de câmaras mirins em São João do Itaperiú e nos dias 25 e 26 de outubro puderam atuar como deputados mirins na Câmara dos Deputados em Brasília. Eles ainda vão participar do Encontro Estadual de vereadores mirins de Santa Catarina, no dia 21 de novembro, na Assembleia Legislativa em Florianópolis.

Para o presidente da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Vinícius Bonatti Benner, esta foi uma oportunidade de vivenciar e de aprender sobre o funcionamento dos três poderes da República e entender todos os trâmites das matérias no Legislativo.

A vereadora Gabriela Kopke afirmou que “ser vereadora mirim é exercer a responsabilidade de perceber o que deve ser melhorado na comunidade e levar adiante como uma proposta a ser votada”.

O coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, ressaltou que o Poder Legislativo é a representação do pensamento da comunidade e com os estudantes não é diferente. Ele destaca que, diretamente, o Vereador Mirim atingiu, em 2018, 11 escolas e 22 alunos, mas que, indiretamente, o alcance do Programa chegou a quase sete mil estudantes. O coordenador lembra que os conhecimentos adquiridos durante a legislatura são replicados através destes adolescentes e multiplicado nas famílias de cada um deles.

O presidente do Legislativo, Anderson Kassner (PP), frisou que as reivindicações que os mirins levaram ao conhecimento do Executivo diz muito sobre a conectividade que os jovens têm com suas comunidades. Ele lembrou que os projetos de educação política desenvolvidos pela Câmara Municipal precisam continuar recebendo apoio e ser fortalecidos.