Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 02.09.2015

COMPARTILHE

FAIXA DE DOMÍNIO
Sessão ordinária 018O vereador Arlindo Rincos (PP) comentou na sessão de terça-feira (01/09), que irá apresentar Moção para a empresa América Latina Logística (ALL), Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de agendar reunião para tratar sobre a faixa de domínio e as áreas não edificantes ao longo da via férrea de Jaraguá do Sul. Rincos disse que este documento foi aprovado na última assembleia da Avevi realizada e será encaminhada nos próximos dias às autoridades competentes. “Este encontro servirá para expor aos órgãos competentes a situação que a cidade vive, principalmente os comerciantes, que estão com dificuldades na concessão de alvarás e habite-se”, explicou. Ele disse ainda que quer abrir este discussão da legislação, pois há intepretações diferentes entre a ALL e o DNIT. O vereador Pedro Garcia comentou que quer ser parceiro nesta empreitada sobre as faixas de domínio, pois é um assunto que vem trabalhando há tempos. “Já levei esta situação o deputado federal Mauro Mariani, para que nos ajude nesta luta. Quero estar junto, pois é preciso fazer alguma coisa para não prejudicar nossos comerciantes”, ressaltou.

SEMANA DA PÁTRIA
Sessão ordinária 032O líder de governo, vereador Pedro Garcia (PMDB), utilizou espaço da Ordem do Dia, na sessão de terça-feira (01/09), para enaltecer a abertura das celebrações cívicas alusivas à Semana da Pátria e a independência do Brasil. Ele disse que a partir do dia primeiro de setembro iniciam as homenagens ao Brasil. “Este é um pais abençoado, repleto de maravilhas e que nos dá extrema alegria. Temos a bravura de um povo que nunca desiste de lutar e que cresce na consciência da cidadania. Povo alegre, mesmo aqueles que vivem na pobreza, sem teto, faltando o pão de cada dia, sem a educação merecida, mas, assim mesmo, mantém firme a fé e busca avançar com os pés descalços”, considerou. Falou que o país são todos os brasileiros e que nesse momento de emoção popular e nacional existe um sentimento de um Brasil, que apesar de todos os acontecimentos, acredita em seu povo. “Também é um grande momento de referenciarmos todos aqueles que lutaram e se sacrificaram pela nossa independência. Com orgulho e alegria que devemos fazê-lo hoje, trabalhando, estudando nos esforçando cada vez mais digno, próspero e de paz”, valorizou Garcia. Ao finalizar considerou que “demos aos Brasil a nossa raça, fé, sorriso das crianças e energia do jovens. “Precisamos avançar para corrigir os erros do passado construindo um país melhor. Que o lema que levamos em nossa bandeira seja o nosso farol, para que os dias sejam pautados sempre em ordem voltando para o progresso”, encerrou.

SAÚDE
Sessão ordinária 034Jeferson de Oliveira (PSD) falou na sessão ordinária, sobre o atendimento em saúde no município. Informou que foi procurado por um munícipe que entregou carta apresentando as dificuldades que sua esposa teve para receber atendimento médico no Posto do Caic. “O munícipe que me procurou, relatou em carta que mora no bairro Jaraguá Esquerdo e que sua esposa precisou com urgência de ginecologista. Ele disse que ligou na unidade de saúde e os atendentes informaram que o médico estava de férias e solicitaram que paciente ligasse no posto da Barra do Rio Cerro. A mulher ligou e avisaram que a mulher não poderia marcar consulta com ginecologista por não morar no bairro”, contou. Ainda na carta, o munícipe questionou sobre a necessidade de postos de saúde se quando precisa não tem médico. “Isto não é a primeira vez que acontece. No hospital não adianta ir, pois a pessoa fica por horas esperando atendimento e quando o médico faz a consulta dá uma receita e manda procurar o médico do posto de saúde. Como ficamos? Na hora de cobrar nossos impostos a Prefeitura manda o carnê e fim de papo”, escreveu o munícipe. O vereador comentou que “o médico tira férias e a secretaria de Saúde não tem outro para colocar no lugar. As pessoas não podem ser atendidas em outros bairros e são obrigadas a esperar 15 ou 30 dias para marcar a consulta e depois ser atendida. Peço ao líder de governo que verifique esta situação, para que as pessoas não fiquem sem o atendimento médico em Jaraguá do Sul”, finalizou.

UPA
Sessão ordinária 043Jair Pedri (PSDB) levantou na sessão de terça-feira (01/09), a discussão sobre a paralisação da construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, em Jaraguá do Sul. Disse que repercutiu na imprensa, que a empresa responsável pela obra solicitou rescisão de contrato nesta semana. “Nós vereadores e os munícipes temos o direito de saber o que está acontecendo. Foi divulgada de forma pirotécnica no ano passado a construção da primeira UPA. O terreno foi preparado e no momento de iniciar a obra, a empresa abandonou os trabalhos”, cobrou. Pedri disse ainda que o secretário de Urbanismo, Ronis Bosse, informou pela imprensa que este impasse será resolvido em até 120 dias. O líder de governo, Pedro Garcia, afirmou que na próxima sessão trará as informações do motivo da paralisação da obra e o tempo que esta situação levará para ser normalizada e a construção retomada.

CONDICIONADOR DE AR
Sessão ordinária 090O vereador Jocimar de Lima (PSDC), questionou na sessão de terça-feira (01/09) sobre a instalação de condicionadores de ar nas escolas da rede pública de Jaraguá do Sul. Ele solicitou ao líder de governo, vereador Pedro Garcia, informações sobre o andamento das instalações dos aparelhos nas unidades educacionais. Comentou que o período de calor está se aproximando e que a falta dos condicionadores dificulta o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos. A presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lúcia Petry, informou ao edil que já solicitou as informações ao secretário de Educação, Elson Quil Cardoso, e que aguarda os dados. “Assim que receber as informações da pasta repassarei ao vereador. Esta é uma solicitação de 2009 e a atual administração iniciou efetivamente a instalação dos aparelhos”, salientou Natália.