Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 02/10/15

COMPARTILHE

AGU
Notas (2)O vereador Arlindo Rincos (PP) discorreu durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores, que ocorreu no bairro Três Rios do Norte, na quinta-feira (01/10), sobre notícia veiculada em que a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu parecer favorável aos bombeiros voluntários de Santa Catarina, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que o Ministério Público move no STF contra a lei que autoriza as corporações a fazerem seu trabalho de fiscalização. “A decisão não é final, mas mantêm o direito do bombeiros voluntários de realizar o belo trabalho que desenvolvem em Santa Catarina”, comentou. Rincos comemorou a notícia e lembrou que em 2014 esteve junto com a corporação na luta da manutenção deste trabalho. “Travamos algumas batalhas em defesa do bombeiros voluntários. Ganhamos bons parceiros, a exemplo do deputado estadual Vicente Caropreso, que realizou reunião na capital catarinense para tratar do tema, bem como com a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs)”, afirmou o legislador. Ele disse ainda que em 2014 quando foi presidente do legislativo trouxe esta discussão para a Casa. “Fico feliz com esta notícia, pois é resultado de muito trabalho. Vamos continuar defendendo esta corporação, para que continuem realizando este exemplar trabaho”, encerrou.

QUEDAS
Notas (3)O vereador Eugênio Juraszek (PP), usou a Ordem do Dia, na sessão itinerante de quinta-feira (01/10), para tratar sobre a prevenção de quedas dos idosos. Ele disse que foi procurado por um médico, que sugeriu a criação do programa Casa Segura, que tem o objetivo de preparar as residências, instalar equipamentos de segurança, para que possam auxiliar na prevenção das quedas dos idosos nos banheiros, salas, cozinhas e quartos. Juraszek comentou que este projeto já existe na cidade e Belo Horizonte e as pessoas carentes estão recebendo estes kits de segurança do poder público. “Vamos fazer uma reunião com a secretária de Assistência Social Emanuela Wolf, com os interessados para que possamos desenvolver um projeto com este objetivo, cuidar do nossos idosos que são exemplo de vida para todos nós”, ressaltou.

SINALIZAÇÃO
Notas (4)Jeferson de Oliveira (PSD) comentou, no espaço da Ordem do Dia, sobre sinalização de vias. Contou que no trajeto até chegar a sessão passou um acidente, próximo ao Mercado Larissa, que ocorreu devido à falta de sinalização de trânsito. Aproveitando a presença do prefeito Dieter Janssen na sessão itinerante, o parlamentar cobrou a execução de uma indicação, que segundo ele, faz mais de seis meses que foi feita e solicita sinalização viária na Rua Helmuth Manske, no Três Rios do Norte. “Peço ao prefeito que atenda a indicação feita por este vereador, para que a Rua Helmuth Manske seja melhor sinalizada. Que seja feita a colocação de tachões no meio da via, pintura de faixas de pedestres e a instalação de ciclofaixa no local”, solicitou. Oliveira disse que existem muitas empresas na região e que é preciso dar segurança aos munícipes que trafegam pelo local. “Que este pedido possa ser encaminhado ao setor de Trânsito e que seja sinalizada esta via para que dar segurança para todos”, finalizou.

PAVIMENTAÇÕES
Notas (5)Jocimar de Lima (PSDC) disse na sessão itinerante de quinta-feira (01/10), que as casas do Loteamento Harmonia foram construídas quando estava na gestão passada, no setor de Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Comentou ainda que ao assumir a gerência de planejamento da secretaria de Urbanismo, coordenou vários projetos nos bairros Três Rios do Norte e Santo Antônio, ente eles o do PAC 2, que possibilitou o asfaltamento de diversas ruas da região.  Em contraponto à explanação de Jocimar de Lima, o vereador João Fiamoncini afirmou que os recursos são do PAC 2, mas que as benfeitorias ocorridas no bairro Santo Antônio sempre foram lutas da Associação de Moradores, quando estava à frente da instituição. “A comunidade sempre reivindicou e lutou por estas pavimentações. Temos que agradecer aos secretários que correram atrás e conseguiram, mas é preciso ressaltar que com este recurso do governo federal, não acarretou em cobrança dos moradores, nem mesmo para a construção das calçadas”, argumentou Fiamoncini. Ele também destacou que as vias principais, que ligam bairros foram pavimentadas sem acostamentos, o que apresenta risco para as pessoas. “Quando é feito um asfaltamento de um bairro ao outro é preciso ter acostamento”, enfatizou.

DIA DO IDOSO
Notas (1) A presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul destacou na sessão itinerante de quinta-feira (01/10), que aconteceu no bairro Três Rios do Norte, as comemorações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia primeiro de outubro. Comentou que acompanhou com o prefeito Dieter Janssen e o vice-prefeito Jaime Negherbon, nas atividades elaboradas pela Prefeitura, secretaria de Assistência Social e Centro de Convivência, para marcar a data. “O Idoso merece nossa atenção. Eles que estão sempre presente em nossas vidas e são grandes responsáveis pelo progresso de nossa cidade”, ressaltou. Natália enalteceu ainda os idosos são aguerridos e construíram a nossa cidade com perseverança, com dedicação. “Neste dia, nossas referências são para todos os idosos. Também é preciso reforçar que políticas públicas para a terceira idade se fazem necessárias. Quando o poder público olhar para os idosos como pessoas que ainda podem contribuir, vamos estar no caminho certo para a construção de uma cidade, estado e país melhor”, encerrou.