Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 02/12/15

COMPARTILHE

MACROZONEAMENTO
Sessão Ordinária 029O vereador José Ozório de Ávila (Solidariedade) utilizou o espaço da Ordem do Dia, na sessão ordinária de terça-feira (02/12), para convidar os legisladores para reunião organizada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final nesta quarta-feira (02/12), às 14 horas, na sala de reuniões da Casa. O objetivo é dirimir dúvidas relativas ao Projeto de Lei Complementar nº 117/2015, que regulamenta o macrozoneamento municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul. Estarão presentes representantes do Instituto Jourdan e a Associação das Imobiliárias de Jaraguá do Sul.

ÁREA DE CONFLITO
O legislador aproveitou o momento e comentou sobre pinturas de faixas e área de conflito na cidade. José Ozório de Ávila disse que no cruzamento entre as Ruas Venâncio da Silva Porto e José Emmendoerfer a pintura da área de conflito está praticamente apagada. “É necessário que esta área receba pintura para dar segurança aos que trafegam nestas vias. Pedimos que o diretor de trânsito dê atenção para este local”, encerrou.

AULAS
Sessão Ordinária 045O vereador Jair Pedri (PSDB) comentou sobre a paralisação das aulas na rede municipal de ensino durante a 15ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que acontece em Jaraguá do Sul entre os dias 28 de novembro e cinco de dezembro. Enalteceu que a Olesc é um importante evento para Jaraguá do Sul, bem como para o desenvolvimento do corpo e da mente dos participantes. Lembrou que para fechar o ano letivo é preciso que se cumpram 200 dias de aulas. “Com esta semana em que acontece a Olesc, não se atingiria o tempo necessário de aulas. Após ameaça de denúncia de um pai da Escola Alberto Bauer, a rede pública municipal criou nos dias 02, 03 e 04 de dezembro um calendário de atividades pedagógicas e lúdicas nas escolas. Não podemos negar que houve falta de sintonia entre as secretarias, pois com os jogos, as crianças ficariam sem aula”, discorreu. Disse que muitos pais, que não tem onde deixar seus filhos e precisam trabalham iriam ficar prejudicados. “A secretaria da Educação de Jaraguá do Sul criou esta semana de atividades lúdicas e trabalhos, mas sabemos que é só para cumprir os horários. Lamento esta falta de sintonia entre as secretarias”, finalizou.

INTERATIVIDADE
Sessão Ordinária 039A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry (PMDB), informou na sessão de terça-feira (02/12), sobre canal interativo com a população que a Câmara está desenvolvendo. Esta ferramenta proporcionará ao cidadão a interação com os vereadores e a Câmara, apresentando sugestões em projetos que tramitam na Casa. Este espaço será disponibilizado no site do legislativo e cada sugestão será encaminhada aos autores dos projetos de leis, para que possam incluir emendas nas respectivas matérias. O prazo para instalação deste canal é de 60 dias. “Acredito que a Câmara de Jaraguá do Sul sairá na frente, mais uma vez, com esta importante ferramenta para a comunidade”, ressaltou.

HENRIQUE HEISE
Sessão Ordinária 087O vereador Eugênio Juraszek (PP) utilizou a Palavra Livre para discorrer sobre a situação na escola Henrique Heisse. Segundo o vereador, uma verba proveniente de emenda parlamentar do deputado João Amin (PP) foi enviada para fazer a cobertura da quadra de esportes, porém, a obra não foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). “Nós entramos na escola para fazer uma visita e percebemos que ela já foi modificada”, contou. Para o vereador, a escola já não está mais tombada porque já foi modificada. “Vamos marcar uma audiência no Iphan, em Florianópolis, para defender a autorização da obra que viabiliza a cobertura da quadra de esportes”, disse Juraszek.

MATRÍCULAS
Sessão Ordinária 106O vereador Arlindo Rincos (PP) falou sobre as matrículas nas escolas estaduais para o ano letivo de 2016. Segundo o vereador, pais de alunos ficaram em filas por horas e não conseguiram vaga para os filhos. Rincos afirmou que é necessária a construção de uma escola na região de Nereu Ramos. “Devemos lutar para que realmente a gente consiga encaminhar o projeto para que uma escola seja construída lá”, disse.