Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 04/09/2015

COMPARTILHE

REFORMA
Sessão itinerante 022O vereador João Fiamoncini (PT), utilizou espaço da Ordem do Dia para informar sobre a reforma do Posto de Saúde de Nereu Ramos. Ele comentou que a licitação foi publicada no dia 24 de agosto e, no dia nove de setembro, será conhecida a empresa vencedora do processo e que irá executar a obra. “No local estão previstas melhorias no telhado, pintura, rede elétrica, entre outros itens. A ampliação é necessária para oferecer uma sala adequada ao atendimento do gabinete odontológico e para a sala de esterilização”, afirmou Fiamoncini. O legislador ressaltou ainda que também será construído um banheiro para funcionários. Com a ampliação e o remanejamento de salas, será criado mais um consultório. Os investimentos previstos são de R$ 174 mil. “O posto de saúde Padre Antônio Echelmeyer conta com 16 profissionais e atende uma população de aproximadamente sete mil pessoas, de acordo com o IBGE. Além da comunidade de Nereu Ramos, o posto está à disposição de moradores do Braço do Ribeirão cavalo, Ribeirão Cavalo e Tifa Monos”, finalizou.

TERMINAL URBANO
Sessão itinerante 032Eugênio Juraszek comentou, na sessão itinerante no bairro Nereu Ramos, quinta-feira (03/09), que realizou vistoria no terminal urbano, juntamente com o Prefeito Dieter Janssen. “Por diversas vezes levantei na tribuna da Câmara a situação do nosso terminal. Muitas pessoas me procuraram relatando as dificuldades no dia a dia e os motoristas disseram sobre as horríveis condições do local”, explanou. Afirmou que fez questão de levar o prefeito para escutar dos usuários do transporte urbano as deficiências da estrutura. “Ali falta papel higiênico, os banheiros estão sem manutenção, a estrutura para deficientes e fraldário é precária, sem contar que é necessário uma reforma para destinar segurança aos munícipes”, exemplificou. Juraszek entende que o momento é de conter despesas, mas tem situações que não podem ficar sem investimentos. “A empresa concessionária é responsável pela estrutura, e vamos solicitar as melhorias levantadas pelas pessoas. No ano que vem teremos sérias modificações no transporte coletivo, uma vez que a concessão vigente chega ao fim. Teremos nova licitação e tenho certeza que uma das exigências da administração será melhores condições dos veículos, dos itinerários e principalmente da estrutura do terminal”, garantiu. Ele citou ainda que ouviu comerciantes sobre os casos de vandalismo com a estrutura e afirmou que vai solicitar vigilância mais intensa. Ao finalizar o vereador salientou que a presença de usuários de drogas e prostitutas era constante, mas o 14º Batalhão de Polícia Militar com ininterruptas rondas conseguiu diminuir a incidência de tais práticas. É necessário muito cuidado com os espaços destinados as pessoas. O incentivo ao uso do transporte coletivo é importante, mas para isso é preciso que se ofereça condições adequadas e segurança aos usuários. Tenho certeza que estamos no caminho certo, e essas melhorias devem chegar o mais rápido possível.

BRAÇO RIBEIRÃO CAVALO
Sessão itinerante 047Arlindo Rincos (PP) comentou sobre as ações do executivo no bairro Braço Ribeirão Cavalo. Citou a fala do vereador João Fiamoncini, que enalteceu a reforma da Unidade de Saúde de Nereu Ramos, e lembrou que em breve, no Braço Ribeirão Cavalo, iniciará o atendimento do Posto de Saúde, que atenderá uma região que abrange cerca de 12 mil pessoas. Ele também ressaltou a abertura dos dois Centros de Educação Infantil, que tem previsão de inauguração para início de 2016 e que vão abrir as vagas necessárias para atender a demanda do bairro.

POSTO DE SAÚDE
Sessão itinerante 061O vereador José Ozório de Ávila (Solidariedade) cobrou na sessão itinerante de quinta-feira (03/09), que aconteceu no bairro Nereu Ramos, a construção de posto de saúde no bairro Jaraguá Esquerdo. Disse que fica contente com a ampliação da unidade de saúde de Nereu Ramos, mas que luta há quatro mandatos pela instalação de um Posto no Jaraguá Esquerdo e ainda não foi atendido. “Espero que nesta administração se inicie um projeto para a instalação de uma unidade de saúde no Jaraguá Esquerdo”, indicou.

REFIS
Outro tema abordado pelo vereador José Ozório de Ávila foi o Refis. Disse que é um projeto de sua autoria e que auxilia a comunidade que está em débito com o município. “Este projeto está em análise na Comissão Finanças e Orçamento. Aguardamos a tramitação o mais rápido possível, para que possamos votar esta matéria e assim oportunizar para os munícipes, um mecanismo de sanar os débitos com a prefeitura”, encerrou.

ESCLARECIMENTOS
Sessão itinerante 075O líder de Governo, vereador Pedro Garcia (PMDB), disse que na sessão anterior recebeu o pedido do vereador Jeferson de Oliveira, sobre o trânsito e o serviço de Carga e Descarga, no Centro de Jaraguá do Sul. Informou que na quinta-feira (03/09), aconteceu um reunião entre o setor de trânsito, Prefeitura, Polícia Militar, CDL e instituto Jourdan, para definir como seria resolvida esta situação. “Desta reunião ficou decidido que das 7h30 até as 09 horas o calçadão estará fechado para o trânsito, oportunizando o trabalho de carga e descarga”, explicou. Já em relação aos trabalhos dos vereadores, disse que buscar melhorias para os bairros está entre as funções. Ele comentou que estava no gabinete do prefeito Dieter Janssen e participou de reunião, em que representantes do Sesi Comércio e Sesc apresentaram a intenção de investir na cidade um projeto de aproximadamente R$ 10 milhões, mas que precisavam de um terreno com 10 mil m²”, comentou. Afirmou que no mesmo dia buscou um terreno no bairro Nereu Ramos, que poderia estar dentro das características que as instituições procuravam. “Encontramos uma área próximo ao condomínio Dante Minel. Apresentamos o local às instituições e irão analisar. Assim também fizemos com o terreno para a construção de uma nova escola municipal no bairro e também para a busca de um local para a implantação de um novo campus do IFSC. Este é o nosso dia a dia. Trabalhando para melhorar o local em que vivemos e a vida das pessoas”, finalizou.

CARGA E DESCARGA
Sessão itinerante 080O vereador Jeferson de Oliveira (PSD), trouxe novamente à tribuna, o tema carga e descarga de mercadorias no Centro de Jaraguá do Sul. Disse que a Prefeitura retirou as placas e proibiu o serviço no calçadão. “Trabalhei nesta situação, busquei informações e o setor de trânsito alterou o sistema. Fechou o calçadão e somente os caminhões e o ciclistas podem acessar o local no início da manhã”, comentou. Oliveira disse que após feita a alteração não houve divulgação para a população. “Realizaram as mudanças no serviço de carga e descarga. Esta ação impôs incômodo aos lojistas e munícipes e depois disso feito, realizaram reunião na tarde de quinta-feira (03/09), para definir o sistema de trabalho. Estão planejando depois ter executado errado, não dá para admitir”, disparou.