Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 04/11/15

COMPARTILHE

PEIXES
Sessão Ordinária 011O vereador Eugênio Juraszek (PP), utilizou o espaço da Ordem do Dia, na primeira sessão ordinária de terça-feira (03/11), que aconteceu às 17h30, para comentar sobre a criação de peixes em Jaraguá do Sul. Disse que foi chamado para reunião com alguns piscicultores do Alto Garibaldi e informaram que em Curitiba, capital do Estado do Paraná, há uma nova espécie de Tilápia que tem melhor qualidade, com maior produtividade e rendimento aos criadores. “Como a ração e os insumos ficaram caros para a produção, vamos até Curitiba com a equipe da secretaria da Agricultura conhecer esta nova espécie de peixe e, quem sabe, trazer para cá, com o objetivo de aumentar a produtividade, a qualidade e a diminuição do custo para os produtores”, ressaltou.
OBRAS
Notas (2)O vereador Jair Pedri (PSDB) discorreu na segunda sessão ordinária desta terça-feira (03/11), às 19 horas, sobre algumas obras paralisadas em Jaraguá do Sul. Citou a construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Vila Lenzi, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no Água Verde, ponte em Santa Luzia que dá acesso ao Manso, o adiamento da inauguração da pista olímpica e a construção de muros de contenção. Enumerou que o centro esportivo da Vila Lenzi já está atrasada há anos e parece que a empresa abandonou a obra. A UPA, a empresa também abandonou a obra. A Pista Olímpica, iniciada no governo Moacir Bertoldi, a inauguração foi postergada para meados de 2016 e haverá rompimento de contrato com a empresa. A Ponte de Santa Luzia, que era para ser inaugurada este ano, novamente foi paralisada, bem como a construção de cinco muros de contenção, que a empresa parou os trabalhos por falta de pagamento. “Parece que todas as empresas que prestam serviços para a Prefeitura resolveram abandonar as obras. É preciso que o prefeito faça uma análise e veja o que está acontecendo em sua gestão, pois as obras anunciadas não irão acontecer.
INFORMAÇÕES
Jair Pedri aproveitou o momento da Ordem do Dia e solicitou ao líder de governo, vereador Pedro Garcia, a relação dos 28 comissionados que foram exonerados no fim do mês de outubro, informações sobre a obra da passarela do ponte Maria Grubba e o novo festival de Food Truck.
SAÚDE
Notas (3)Jocimar de Lima (PSDC) informou que irá fazer pedido de informação à Secretaria da Saúde para saber o quanto será destinado para os hospitais de Jaraguá do Sul em 2016. “No último ano foi repassado um total de R$ 14 milhões aos hospitais. São instituições privadas que recebem recursos dos governos federal, estadual e municipal. Sugiro que a parte do município seja repassada aos postos de saúde, para que não falte medicamentos e materiais de higiene”, comentou. Disse que um munícipe foi a um posto de saúde de um determinado bairro fazer consulta e foi solicitado exame de urina. Não pode fazer porque não tinha o frasco para o exame. “Vou solicitar estas informações para que no próximo ano parte deste dinheiro seja investido nas unidades de saúde nos bairros”, encerrou.
INDENIZAÇÕES
Notas (4)O vereador Jeferson de Oliveira (PSD) comentou que em Jaraguá do Sul tem se falado muito sobre a ponte que ligará os bairros Rau e Amizade, mas não falam que ainda não foram feitas as indenizações para o acesso à estrutura. “Falaram tanto da ponte do curtume que as indenizações não foram feitas, mas não se vê ninguém falar que os acessos à ponte que ligará o Rau ao Amizade também não foram indenizados”, disparou. Afirmou que no lado do Amizade, o pagamento da indenização já foi feito, mas no lado do bairro Rau, essa indenização ainda não foi realizada e tem custo acima dos R$ 3 milhões. “Não estão explicando também como o acesso ficará após sua finalização. A estrutura da ponte ficará pronta em 2015, mas o acesso a ela não. Duvido que nesta gestão fique pronta esta obra com todas as indenizações e acessos”, enfatizou. Ao finalizar, disse que irá apresentar requerimento para que o secretário de obras explique seu plano de trabalho para os próximos meses, pois a previsão é de muita chuva e o que consta é que a Prefeitura não tem dinheiro nem para mandar a máquina para o bairro”, finalizou. Sobre a ponte a Ponte do Rau, o líder de governo disse que a obra é uma reivindicação antiga da comunidade e mesmo que não fosse feita nenhuma indenização, existem alternativas para o acesso à ponte. Exemplificou que no lado do Amizade, pela Rua Vista Alegre. No Rau, pela Rua Luciano Zapella. Garcia disse que na semana passada foi aprovada pelos vereadores permuta com terreno no Amizade, onde já dá para iniciar o acesso. Já para o Rau, ele lembrou que também foi aprovado valor para fazer os acessos e os mesmos serão pavimentados. “Estas indenizações não precisam ser necessariamente com dinheiro, mas pode ser em permutas. A Prefeitura possui mais de mil imóveis que podem ser negociados. A ponte está em bom ritmo e não terá problema para sua inauguração”, finalizou.
PACIENTES
Notas (5)João Fiamoncini (PT) questionou a informação divulgada pelo Líder de governo na sessão do dia (29/10) sobre o número de pacientes levados diariamente para realização de exames e consultas em outros municípios de Santa Catarina. De acordo com o legislador, Pedro Garcia havia dito que são cerca de 500 pacientes por dia. “Achei um pouco exagerado esse número e fui buscar estas informações. A servidora pública que me passou os números informou que são dois mil procedimentos feitos fora de Jaraguá do Sul no prazo de 30 dias”, comentou. Entre os serviços estão exames, consultas e cirurgias. “Ao conversar com os profissionais na pasta da saúde eles informaram que são transportados cerca de 80 a 100 pacientes por dia em cidades como Joinville, Blumenau, Florianópolis e Itajaí. Este transporte é feito por micro-ônibus, carros e ambulâncias da saúde e pela empresa terceirizada, Italy”, explicou. O líder de governo esclareceu que a informação que passou foi sobre o custo de diárias da saúde e não somente o transporte de pacientes. “Existem motoristas que saem a pedido da vigilância sanitária, saúde do trabalhador e demais áreas daquela secretaria. Os números que passei foi de todos os serviços”, afirmou.
FAIXAS DE DOMÍNIO
Notas (1)O vereador Arlindo Rincos (PP) utilizou o espaço na Ordem do Dia para ressaltar a reunião que realizou na tarde de terça-feira (03/11), no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O encontro foi organizada pela Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), para discutir sobre faixas de domínio e áreas não edificantes ao longo dos trilhos do trem que passam pelas cidades do Vale do Itapocu. Citou que participaram representantes da Rumo América Latina Logística (ALL), Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prefeitos de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, de Barra Velha, Claudemir Matias, vereadores jaraguaenses, de Guaramirim, Corupá e Barra Velha. O objetivo do encontro, segundo o vereador, foi discutir sobre as distâncias das áreas de domínio e áreas não edificantes, pois muitos moradores e empresários que estão nestas regiões tem dificuldades em regularizar seus imóveis. “Trabalhamos a extensão de Jaraguá do Sul e foi um encontro muito positivo. Conseguimos encaminhar estudo a ser iniciado em 30 dias sobre a faixa de domínio. Este é um trabalho que vem sendo desenvolvido com a Amvali e Avevi. Peço também aos vereadores que conversem com seus deputados federais, para que possam interceder na mudança desta legislação”, encerrou.