Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 09/09/2015

COMPARTILHE

MOÇÃO DE APOIO
Notas (2)O vereador Eugênio Juraszek (PP) usou o Espaço da Ordem do Dia, na sessão ordinária de terça-feira (08/09), para levantar a dificuldade que as empresas de pequeno e médio porte, principalmente do setor de metalurgia, estão passando neste momento em Jaraguá do Sul. Ele disse que muitas empresas estão fechando pela falta de incentivo. “Em anos anteriores, quando o empresário financiava uma máquina, tinha três anos de carência para iniciar o pagamento. Hoje em dia, esta carência é de apenas um ano”, comentou. Juraszek explicou que para uma máquina nova começar a dar retorno, leva cerca de seis meses, período que é destinado ao treinamento dos funcionários, para então operá-la de fato. “Fui procurado por diversos empresários da metalurgia. Pedem ajuda do poder público para que as empresas não entrem em falência”, salientou. O vereador afirmou que irá solicitar apoio da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs) e da Fiesc, para que juntamente com a Câmara de Vereadores encaminhe Moção de Apoio, direcionada às autoridades competentes, que revejam este prazo de carência dos financiamentos. Outra solicitação do edil é que uma pesquisa seja realizada para fazer um panorama do mercado e da empresas jaraguaenses. “As pequenas e médias metalúrgicas estão com dificuldades de pagar suas prestações. Queremos com esta Moção oferecer uma oportunidade de recuperação destas empresas”, finalizou.

EMPRESAS TÊXTEIS
Notas (3)Na mesma linha do vereador Eugênio, Arlindo Rincos (PP) comentou sobre as dificuldades das pequenas empresas têxteis da cidade. Lembrou que na semana que passou esteve reunido com representantes da Acijs para tratar deste assunto. “As pequenas facções também estão sofrendo com o momento econômico que estamos atravessando. Também fui procurado por empresários deste ramo e marcamos uma reunião para discutir as ações que serão tomadas”, comunicou. Rincos informou que este encontro com empresários do setor têxtil está marcado para o dia 15 de outubro, às 19 horas, na Acijs.

COMÉRCIO
Notas (6)Também falando sobre o momento econômico que passa Jaraguá do Sul, o vereador Jocimar de Lima (PSDC) citou a situação do comércio local. Disse que empresários estão sofrendo com a crise e estão com dificuldades de realizar o pagamento de seus colaboradores. “Está sendo um momento delicado para os comerciantes jaraguaenses que sofrem com a instabilidade do mercado econômico. Mas não é somente devido a este período, existe muita cobrança de taxas a serem pagas, principalmente no município, sem qualquer tipo de incentivo”, disse Lima. Ele falou que todos os setores estão com dificuldades, mas o comércio é o que mais sofre. “Há uma preocupação enorme, pois existem salas em que o aluguel chega próximo de R$ 8 mil. Em tempos atrás pagava-se com tranquilidade, hoje em dia não”, exemplificou. Outra situação levantada por Jocimar de Lima é em relação à segurança. Comentou que a empresa de um amigo foi arrombada no final de semana e teve muitas mercadorias roubadas. Recebeu o relato de pessoas que tiveram seus bens levados por ladrões, entre outros casos. “Diariamente essas situações acontecem na cidade e isso não chega até as pessoas. A Polícia militar realiza um grande trabalho, dentro de suas condições e efetivo que possui, mas é preciso ver essa situação com muita atenção, para que evite o sofrimento de mais munícipes”, esclareceu. Ao finalizar disse que Jaraguá do Sul passa por um momento de cautela devido à crise econômica, e ainda tem que viver com a insegurança.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
webmail.jaraguadosul.sc.leg.brO vereador Jeferson de Oliveira (PSD) trouxe para a tribuna, na sessão ordinária de terça-feira (09/09), situação do cruzamento entre as Ruas Antônio Carlos Ferreira e Antônio Estanislau Ayroso, no bairro Vila Lenzi. Apresentando material fotográfico do local, Jeferson afirmou que é um cruzamento com muito movimento e que não apresenta sinalização de trânsito. “Naquele local não há placa de Pare, faixa de pedestres ou área de conflito para melhorar a segurança no trânsito da região”, garantiu. Ele disse ainda que estas ruas são exemplo de como estão as demais vias da Vila Lenzi. Solicitou que o departamento de Trânsito de Jaraguá do Sul olhe pelo bairro, pois tem um trânsito intenso e precisa de atenção. O vereador José Ozório de Ávila lembrou que juntamente com Jair Pedri, solicitou uma área de conflito no Jaraguá Esquerdo e até o momento não houve o atendimento.

TONICO
Notas (4)O vereador Pedro Garcia (PMDB) fez menção a Antônio de Souza, conhecido como Tonico, que faleceu aos 67 anos, na segunda-feira (07/09). Garcia lembrou que Tonico era atuante na comunidade. Fez parte, como vice-presidente, da Comissão para resgatar a história da explosão da fábrica de pólvora no ano de 2013 e sempre acompanhava as sessões da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O vereador lembrou ainda que Antônio de Souza era tio da Rúbia Fiamoncini, esposa do vereador João Fiamoncini.

REFORMA MUSEU
Notas (5)José Ozório de Ávila (Solidariedade) comentou que esteve no Museu Histórico Emílio da Silva a pedido de alguns servidores municipais, pois no local, existem poucas vagas para estacionamento dos funcionário do museu. Na visita, o vereador verificou que existem goteiras na estrutura e que podem prejudicar o material em exposição. “A servidora que me acompanhou disse que o empresário Vicente Donini se propôs a auxiliar na reforma do local. Mas acredito que a administração pública tem esta responsabilidade”, ressaltou. O parlamentar solicitou à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que encaminhe recurso das sobras do orçamento deste ano, para que esta reforma do museu seja realizada. A presidente esclareceu que a Câmara não tem adotado a postura de dizer ao executivo onde aplicar o dinheiro que retorna da Câmara. “Quero lembrar a todos que no ano de 2010, a Câmara destinou R$ 100 mil para a reforma do telhado do museu. O vereador José Ozório de Ávila diz que já tem goteiras no telhado e numa obra recente isso não pode acontecer”, questionou Natália. Ela indicou que primeiramente é preciso ver quem executou a obra, para assim a Prefeitura ver a melhor forma de reparar isso. A presidente garantiu que irá ver com a Fundação de Cultura qual empresa que realizou as melhorias e saber se ainda tem como a administração municipal cobrar desta empresa os reparos no telhado. “Acredito que uma reforma feita em 2011 ou 2012 não pode já estar com problemas em sua estrutura”, finalizou.

COMÉRCIO AMBULANTE
Notas (1)O vereador Jair Pedri cobrou do líder de governo, durante a sessão de terça-feira (08/09), o decreto que regulamenta o comércio ambulante de Jaraguá do Sul. “Nós temos a obrigação de prestar para a sociedade algumas informações de como aconteceu esse encontro”, disse o vereador, referindo-se ao evento de Food Truck que aconteceu na Arena Jaraguá. Segundo Pedri é justo apresentar para toda a sociedade se a Vigilância Sanitária teve participação no evento. “Nós sabemos da dificuldade que o nosso comerciante tem de pagar os impostos e de manter em dia o salário do seu colaborador, e por isso precisamos oferecer um pouco mais de tranquilidade e justiça para esses trabalhadores”, finalizou o vereador.