Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 26/08/15

COMPARTILHE

RECURSOS FEDERAISNotas (2)
O vereador João Fiamoncini (PT), comentou no espaço da Ordem do Dia, sobre a inauguração da Escola Básica de Ensino Médio Lino Floriani, no bairro Santo Antônio, no dia 18 de agosto. O vereador disse que é uma bela obra, mas que nenhuma esfera, seja ela estadual ou municipal, fez menção que os recursos para a construção daquela unidade escolar vieram do governo federal. “Cerca de 100% da verba para a realização desta obra é do governo federal. São R$ 5,6 milhões do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e mais R$ 1,5 milhão do programa Caminho Estratégico do Banco do Brasil”, explicou. Ele falou ainda que esta é uma parceria entre os poderes, onde o município doou o terreno, o Estado que fará a manutenção e o federal destinou a totalidade dos recursos para a obra. “Digo isso para deixar registrado, pois é preciso enaltecer quando o governo federal destina recursos. Quando não vem dinheiro, dizem que não vem. Quando mandam querem esconder. É preciso deixar isto claro”, finalizou.

TRÂNSITO
Notas (3)Jeferson de Oliveira (PSD) cobrou na sessão de terça-feira (25/08) ações que estão sendo realizadas no trânsito da cidade. Comentou que nos últimos dias estão ocorrendo muitos acidentes em Jaraguá do Sul. lembrou que em julho 2014 fez indicação solicitando a pintura da faixa amarela, proibindo o estacionamento dos dois lados da Rua Irmão Leandro do número 1809 até o final da curva, no bairro Vila Lenzi. “Faz mais de um ano que fiz esta indicação e ainda não houve por parte do setor de Trânsito, da Prefeitura, o atendimento a este pedido. Isso vem causando risco, pois as pessoas estacionam neste local, ocorrendo acidentes”, afirmou. Jeferson disse que “nesta semana o executivo recebeu o prêmio pelo não atendimento. Carro da administração municipal acabou envolvido em acidente de trânsito. Um veículo estava estacionado em frente de uma casa, obrigando o ônibus do transporte coletivo a desviar do mesmo. Como a rua é estreita, acabou colidindo com um automóvel da Prefeitura, que agora pagará a conta”. Para o edil, este é o resultado da falta de atendimento da diretoria de Trânsito aos pedidos dos vereadores, o que vem prejudicando toda a comunidade.

ESTACIONAMENTO
Notas (4)O vereador Jocimar de Lima (PSDC), falou durante a sessão ordinária, que ocorreu na terça-feira (25/08), sobre a cobrança do estacionamento no Hospital São José, em Jaraguá do Sul. De acordo com o parlamentar “a unidade hospitalar deveria seguir o exemplo do Hospital e Maternidade Jaraguá que não faz a cobrança do estacionamento aos munícipes”. Lima interpelou a questão de ser um hospital privado e afirmou que esta unidade recebe dinheiro público. Jocimar aproveitou e solicitou ao líder de governo, Pedro Garcia, para que informe sobre o quanto de recurso o município destina aos hospitais de Jaraguá do Sul. “Já que o município aporte verbas ao Hospital São José, a instituição não deveria cobrar pelo estacionamento dos usuários”, encerrou.

ÁREA DE LAZER
Notas (5)Arlindo Rincos (PP) enalteceu durante espaço da Ordem do Dia, na sessão de terça-feira (25/08), a inauguração que ocorreu no sábado (22/08), da área de lazer e campo de futebol de areia, no bairro Estrada Nova. Rincos comemorou a benfeitoria e afirmou que é uma iniciativa que dá acesso ao lazer à comunidade. Citou que o ato contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores Natália Lúcia Petry, secretário de Obras Hideraldo Colle e o deputado Jean Leuprecht. Rincos lembrou que no ano passado foi procurado por um grupo de líderes do bairro que fez a solicitação da construção de uma área de lazer para as famílias. “Foi uma luta da comunidade. Naquele local não havia um local que oportunizasse lazer e era um pedido recorrente do moradores do bairro Estrada Nova. Esta foi uma conquista. O bairro agora tem um local para que as crianças possam praticar esportes e não fiquem pelas ruas. Devemos agradecer ao prefeito Dieter Janssen, ao vice-prefeito Jaime Negherbon e aos integrantes da Fundação Municipal de Esportes que propiciaram esta área.”, salientou.

ESCOLA
Notas (6)O líder de governo, vereador Pedro Garcia (PMDB) também retomou o assunto sobre a construção da escola Básica de Ensino Médio Lino Floriani, no bairro Santo Antônio. Ele usou a palavra para relembrar que em 2008, quando a gerente regional de Educação era Deni Rateke, solicitou que esta escola fosse construída no bairro Santo Antônio. “Apresentamos um relatório que mostrava o número de loteamentos e o crescimento populacional da região e nos foi garantido que seria no Santo Antônio”, recordou. Ele disse ainda que acompanhou todo o processo de documentação de assinatura da Ordem de Serviço e o início das obras no mês de marco de 2012. “Quero ressaltar que desde o início deste processo, sempre anunciamos que grande parte destes recursos eram do governo federal. Agora a escola está pronta e é a mais moderna e bem equipada da cidade”, finalizou.

FOOD TRUCK
Notas (1)O vereador Jair Pedri (PSDB) ao utilizar a Ordem do Dia solicitou ao Líder de Governo informações sobre a realização do festival de Food Truck, no sábado (22/08), na Arena Jaraguá. Comentou que foi um belo evento, muito prestigiado pelos jaraguaenses e que reuniu cerca de 30 cozinhas instaladas em automóveis. Porém Pedri lembrou que havia questionado o vereador Pedro Garcia sobre o decreto que regulamenta o comércio ambulante na cidade. “Aguardava que o líder de governo trouxesse nesta sessão a informação que havia solicitado, como não o fez, aguardo a resposta para a próxima sessão e já incluo mais alguns questionamentos sobre a realização do evento de Food Truck”, emendou. O vereador solicitou que sejam informados qual foi a participação da Prefeitura no evento? Qual o valor cobrado pelo aluguel da promoção deste evento? Quantos, dos mais de 30 Food Trucks participantes são de Jaraguá do Sul? “Esta feiras trazem superestruturas para a cidade, vendem seus produtos, arrecadam muito com estas vendas e retornam para as suas cidades. Outro questionamento que faço é sobre a atuação da Vigilância Sanitária neste evento e se estes equipamentos tinham alvará de funcionamento para atuar na cidade”, indagou. Ao finalizar disse que estas informações são para saber se o tão falado decreto do comércio ambulante já está valendo ou não em Jaraguá do Sul.